Dom Edson Oriolo toma posse como novo bispo da Diocese de Leopoldina

Dom Edson Oriolo toma posse como novo bispo da Diocese de Leopoldina

O novo bispo Dom Edson Oriolo assumiu oficialmente a Diocese de Leopoldina na manhã deste sábado, 25 de janeiro. A cerimônia de posse aconteceu na Catedral de São Sebastião e, em seguida, o bispo presidiu a Celebração Eucarística na quadra poliesportiva do Colégio Imaculada Conceição, situada a poucos metros do templo católico.

Dom Edson Oriolo tomaEstiveram presentes arcebispos, bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas de diversas regiões episcopais, além de fiéis, amigos e familiares de Dom Edson de diferentes localidades. As comunidades dos 34 municípios de toda a área episcopal aguardavam com ansiedade a sua chegada, desde quando foi nomeado pelo Papa Francisco, em 30 de outubro de 2019.

A Diocese de Leopoldina estava vacante desde 12 de dezembro de 2018, quando foi publicada a transferência de Dom José Eudes Campos do Nascimento para a Diocese de São João del-Rei, em Minas Gerais. O padre Volnei Ferreira Noro foi eleito no dia 6 de fevereiro de 2019 como Administrador Diocesano, conduzindo os trabalhos até a posse do novo bispo.

Dom Edson Oriolo tomaA Posse
Dom Edson Oriolo saiu da residência episcopal juntamente com o metropolita Dom Gil Antônio Moreira, acompanhado por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na chegada à Catedral  foi recepcionado pelo Monsenhor Antônio José Chamel (foto acima) sendo conduzido, juntamente com os demais Bispos que o acompanhavam até à capela do Santíssimo Sacramento, onde rezaram por alguns momentos. De lá seguiram até o altar. Após a leitura das Letras Apostólicas, foi lida a Bula de nomeação de Dom Edson Oriolo que foi assinada pelo Papa Francisco, e recebeu o báculo dando início à celebração de posse.

Encerrada a Posse Canônica na Catedral de São Sebastião, todos seguiram em procissão para a quadra poliesportiva do Colégio Imaculada Conceição, localizada a poucos metros do templo, onde aconteceu a Celebração Eucarística presidida por Dom Edson. Em sua homilia, ele fez uma saudação a todos e agradeceu aos irmãos e irmãs pela acolhida, ressaltando a importância dos leigos juntamente com o clero como principais artífices da ação evangelizadora da Igreja e a razão de ser da Diocese de Leopoldina.

Dom Edson Oriolo toma“Me apresento com humilde disponibilidade e esperança. Assim como vocês, também trago no coração ansiedades, dúvidas e expectativas, que deposito no altar da eucaristia, em espírito de fé e confiança na Divina Providência. Venho para esta Diocese com o coração sereno e tranquilo, pois tenho convicção de que realizo a vontade de Deus, nesta etapa de meu caminho vocacional. A Divina Providência para cá me conduz, pela sábia e amadurecida decisão da Igreja, para juntos formarmos Igreja. Somos a Igreja de Cristo!”, afirmou.

Em outro trecho de sua homilia ele reafirmou o que disse na ocasião de sua nomeação: “não trago prevenções, programas pré-concebidos, diretrizes ou normativas, mas o desejo de caminhar lado a lado na estrada que tantos já percorreram e percorrem, doando o melhor. Sinto-me honrado em participar da história da Igreja de Deus, neste Sudeste das Minas Gerais. Confio minha vida e missão à materna proteção de Nossa Senhora, sob o título do Imaculado Coração de Maria, padroeira da Diocese de Leopoldina”, acrescentou.

O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Dom Walmor de Oliveira Azevedo, agradeceu a Dom Edson Oriolo por sua contribuição durante quatro anos na Região Episcopal de Nossa Senhora da Conceição, pertencente a Arquidiocese de Belo Horizonte. Disse que se trata de uma enorme diocese onde Dom Edson demonstrou competência com o seu trabalho de gestão, destacando a importância desse tema para a Igreja. Revelou que ele conduziu os trabalhos de modo sereno, com competência. “Foi para todos nós uma grande escola. Estão recebendo um presente de ouro”, garantiu.

Confira abaixo a relação dos bispos e arcebispos presentes à Posse Canônica de Dom Edson Oriolo.
– Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte; – Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Montes Claros;
– Dom Geovane Luiz da Silva, bispo auxiliar de Belo Horizonte;
– Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo da Diocese de Itabira-Fabriciano, em Coronel Fabriciano;
– Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo metropolitano de Juiz de Fora;
– Dom José Geraldo Cruz, bispo emérito da Diocese de Juazeiro (BA);
– Dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo metropolitano de Niterói;
– Dom Darci José Nicioli, arcebispo metropolitano de Diamantina;
– Dom José Eudes Campos Nascimento, bispo da Diocese de São João Del Rei;
– Dom Pedro Cunha Cruz, bispo da Diocese de Campanha;
– Dom Messias dos Reis Silveira, bispo da Diocese de Teófilo Otoni;
– Dom Otacílio Ferreira Lacerda, bispo da Diocese de Guanhães;
– Dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo de Pouso Alegre;
– Dom José Carlos Brandão Cabral, bispo da Diocese de Almenara;
– Dom José Carlos Lanza Neto, bispo da Diocese de Guaxupé.

Fonte e fotos: O Vigilante Online