Domingo é de limpeza para os atingidos pela enchente em Cataguases

Domingo é de limpeza para os atingidos pela enchente em Cataguases

O domingo, 26 de janeiro, em Cataguases foi de limpeza e muito trabalho para todos que foram atingidos pela enchente que assolou a cidade a partir da noite de sexta-feira, 24, até o final da tarde de sábado, 25. O nível mais alto atingido pelo rio Pomba não pôde ser aferido pela Defesa Civil municipal porque a vara de medição alcança até 8,25 metros e ficou completamente submersa. Acredita-se, porém, com base em informações de órgãos estaduais, que o rio pode ter alcançado 8,80 metros. A vara será trocada por uma maior e instalada em outro ponto para oferecer maior precisão, informou Alexandre Rodrigues, o Tico Tico, coordenador da Defesa Civil em Cataguases.

Desde o início da manhã equipes da Prefeitura e de empreiteiras, voluntários e até mesmo o prefeito Willian Lobo de Almeida, estão na rua fazendo a limpeza da cidade. Segundo Willian, “nossa meta é deixar a cidade limpa o mais depressa possível para que as pessoas possam voltar à sua vida normal.” Caminhões pipa são o principal aliado da população nesta hora, e percorreram várias ruas neste domingo. Uma grande quantidade de entulho também está sendo recolhido pelos caminhões da prefeitura.

Várias lojas e pontos comerciais também aproveitaram o domingo para fazer a limpeza interna e, assim, poderem abrir as portas normalmente nesta segunda-feira, 27. Outras, que não foram atingidas pela água, mas por precaução se preveniram levando as mercadorias para um lugar seguro, preferiram deixar para colocar tudo em ordem segunda-feira. O prejuízo ainda não foi calculado pelos seus proprietários, o que só deverá acontecer após tudo voltar ao normal. Não foi pequeno, asseguram alguns comerciantes ouvidos pelo site. Para eles o sábado, geralmente um dia de grande movimento, foi perdido, visto que todo o setor tratou de tomar providências preventivas já que a água subia rapidamente.

Situação de Emergência
O Governo de Minas Gerais decretou situação de emergência para Cataguases e outras 12 cidades da Zona da Mata por causa da chuva. A medida foi publicada no Diário do Executivo – divulgação oficial do Estado – em edição extra neste domingo (26). Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem, sob a coordenação da Defesa Civil Estadual, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e recuperação. Também ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários afetados – desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180, que é a vigência do decreto.

Carro na enchente
Também neste sábado, 25, o site publicou uma foto enviada por uma leitora, mostrando um fusca quase totalmente submerso. Neste domingo, a reportagem encontrou o mesmo fusca, estacionado no mesmo lugar. Veja as fotos dele submerso quase completamente e hoje, seco, com vidros abertos e aparentemente abandonado.

Com informações do G1 Zona da Mata | Fotos enviadas por leitores, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases e Site do Marcelo Lopes