Cidade arrecada doações para as vítimas da enchente

Cidade arrecada doações para as vítimas da enchente

Cataguases amanheceu neste domingo, 26 de janeiro, com o nível da água do rio Pomba quase normalizado. No meio da manhã a Defesa Civil informou que ele estava em 5,85 metros, sendo que estará totalmente dentro de sua caixa quando atingir os 5,50 metros, previsto para as próximas horas. As regiões que ficaram ilhadas durante a enchente estão quase todas normalizadas, apenas na Vila Minalda ainda havia uma interrupção no fluxo de veículos esta manhã, mas a situação estava próxima de voltar ao normal, segundo, também, a Defesa Civil.

O trabalho de limpeza da cidade começou nesta manhã com equipes da prefeitura e de empreiteiras com apoio do caminhão pipa. De acordo com o vice-prefeito Tita Lima, a dificuldade encontrada neste momento é que funcionários e servidores que realizam este trabalho também foram atingidos pela enchente o que pode acarretar – neste primeiro momento – em uma turma de trabalho reduzida, situação que ele prevê estar normalizada já nesta segunda-feira, 27.

De acordo com informações da Secretária Municipal de Assistência Social, Mirilane Licazali, o número oficial de desabrigados até o fechamento desta matéria é de 230 pessoas, inclusive os residentes nos distritos. Já os desalojados, aqueles que perderam tudo, são 30 pessoas. Dentre eles, uma única família de nove pessoas, conseguiu salvar somente os documentos, informou. Todos foram levados para três escolas públicas do município: Flávia Dutra, Folhinha Verde e Turminha da Mônica.

Ela disse que a população pode doar material de higiene, limpeza, roupa em geral e, inclusive, algum móvel que não usa mais, além de água mineral. As doações deverão ser encaminhadas e entregues na Escola Municipal Flávia Dutra, neste domingo, (25), das 14 horas às 17 horas, para atender situações emergenciais, e durante a semana das 8h às 17 horas sempre naquela mesma escola, acrescentou Mirilane.

Rodoviária
Avenida Meia Pataca
Policlínica Municipal

As fotos enviadas por leitores.