Salários de professores da rede municipal de Muriaé seguem acima do piso

Salários de professores da rede municipal de Muriaé seguem acima do piso

Em 2020, os professores da rede municipal de ensino de Muriaé continuarão recebendo salários proporcionais acima do piso estipulado pelo Governo Federal. Em projeto de lei aprovado pelos vereadores nesta terça-feira, 21 de janeiro, a Prefeitura propôs reajuste que eleva a remuneração inicial da classe para R$2.231,22, referindo-se a jornadas de trabalho de 30 horas semanais.

Proporcionalmente, o valor está acima do que foi determinado pelo Ministério da Educação. Isso porque o Governo Federal considera, no cálculo, jornadas de 40 horas. Assim, o piso proporcional para as 30 horas praticadas em Muriaé chegaria a apenas R$2.164,68. Ou seja, menos do que será pago pela Prefeitura.

Na rede municipal, os profissionais encontram também condições de trabalho diferenciadas. Os salários proporcionalmente acima do piso nacional e pagos sempre em dia são a ponta do trabalho de base, que envolve questões como a qualificação permanente de diretores, professores e pedagogos, mantendo-os sempre atualizados com as diretrizes da educação básica.

Estruturação da rede municipal – Em Muriaé, a rede de educação pública do município vem recebendo diversas melhorias nos últimos anos. Para 2020, a principal novidade é o Programa de Climatização das Salas de Aula, que vai levar aparelhos de ar condicionado para as escolas e proporcionar mais conforto aos profissionais e estudantes.

Somado a isso, a Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Educação, continua investindo nas escolas. No momento, há cinco novas unidades sendo construídas em bairros e distritos. O trabalho da estruturação da rede também inclui reformas, aquisição de novos móveis e instalação de cobertura em quadras situadas dentro dos colégios.

Vale lembrar que todas as atividades desenvolvidas pela Prefeitura são executadas somente após a realização de planejamento financeiro. As estimativas e os cálculos são feitos ainda no ano anterior, durante o processo de elaboração do orçamento para o calendário seguinte.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé