A previsão é de chuva forte em Cataguases nesta sexta-feira

A previsão é de chuva forte em Cataguases nesta sexta-feira

Chuva de moderada a forte o dia todo. Esta é a previsão do tempo para esta sexta-feira, 24 de janeiro, em Cataguases e região. As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Desde meados desta semana estes órgãos estão alertando sobre a chegada de uma frente fria que poderá provocar – nesta sexta, 24 – precipitações de 100 milímetros e rajadas de vento em algumas cidades de Minas Gerais, como Cataguases. A Defesa Civil do município informou que das 13 horas de quinta-feira, 23, até as 8 horas desta sexta, 24, choveu 61,5 milímetros em Cataguases.

Logo cedo a meteorologia informou a ocorrência de chuvas “de moderada a forte intensidade e frequentes ao longo do dia. Ao final do período haverá condição para acumulados expressivos que, em alguns municípios, poderá ser superior a 100 mm,” conforme o INPE. A região da Zona da Mata foi classificada por aquele órgão com um “Aviso Especial” em que as condições de tempo são muito favoráveis para ocorrência de um fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 24 horas.” Aquele instituto completou o texto aconselhando a população a continuar “atenta sobre as atualizações da previsão do tempo já que o risco é alto para ocorrência de tempo severo que possam provocar danos e acidentes. Siga as recomendações da Defesa Civil e demais autoridades competentes, e esteja preparado para medidas de emergência com a maior segurança possível”, finaliza a nota.

Para este sexta-feira, o INMET faz as seguintes recomendações: Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Para sábado, 25, e domingo, 26, em Cataguases e microrregião a previsão é de que o tempo melhore, inclusive com o aparecimento do sol ao longo do dia, com pancadas de chuva a partir da tarde. As temperaturas deverão ficar entre 22 e 32 graus. Abaixo o mapa da previsão do tempo fornecido pelo INPE mostrando a faixa em vermelho onde há probabilidade de maior incidência de chuva nesta sexta-feira.

Fonte: INPE, INMET, CPTEC