Ubá é agora “Capital Estadual da Indústria Moveleira”

Ubá é agora “Capital Estadual da Indústria Moveleira”

O governador Romeu Zema (Novo) oficializou, na tarde desta segunda-feira, 20 de janeiro, o município de Ubá como “Capital Estadual da Indústria Moveleira”. A ação ocorreu durante a Feira de Móveis de Minas Gerais 2020 (Femur).

Em entrevista coletiva, Zema ressaltou o Polo Moveleiro da cidade. “Enxergamos aqui um potencial enorme. Queremos que Minas venha ganhar mercado no Brasil e ser mais competitiva. Além de exportar muito mais móveis do que hoje”, afirmou.

Nesta edição, a Femur reúne 83 expositores do Polo composto por 22 cidades da região. O evento ocorre até quinta-feira (23) e recebe lojistas do ramo moveleiro de todo o país. Na última edição, realizada em 2018, o local recebeu 12 mil visitantes e gerou mais de R$ 300 milhões em negócios.

Dívida
Também durante a exposição, o governador Romeu Zema voltou a dar garantias de que vai pagar a dívida de repasses atrasados às prefeituras de Minas Gerais e regularizar o pagamento.

“Somente agora em janeiro, fevereiro, e março, nós estamos pagando o que nós deixamos de repassar para os prefeitos em janeiro do ano passado. E a partir daí, estaremos pagando aquilo que foi tirado deles, nos anos de 2015 e 2016 e 2017”, finalizou.

Polo Moveleiro de Ubá
O Polo Moveleiro de Ubá é considerado o maior de Minas Gerais e um dos principais do Brasil. Ele é formado pelos municípios de Ubá, Guidoval, Piraúba, Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, Tocantins e Visconde do Rio Branco.

O Polo conta com aproximadamente 300 empresas de móveis, o que gera cerca de 13 mil empregos diretos. A cidade de Ubá tem localização privilegiada na Zona da Mata, pois oferece fácil acesso a importantes mercados consumidores do país, como Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

O acesso à região pode ser feito por meio de rodovias estaduais e federais ou aéreo através do Aeroporto Regional Presidente Itamar Augusto Cautieiro Franco, conhecido popularmente como Aeroporto Regional da Zona da Mata.

Fonte e fotos: G1 Zona da Mata