Projeto leva tecnologia inovadora a deficientes visuais de Muriaé

Projeto leva tecnologia inovadora a deficientes visuais de Muriaé

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Muriaé, observando a carência de ensino tecnológico para os deficientes visuais do município, adquiriu dois teclados em braille para desenvolver um projeto inovador em parceria com a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab). Os equipamentos já estão sendo utilizados em um curso piloto que pretende estender suas vagas para proporcionar acesso às pessoas cegas de forma gratuita.

A implantação do teclado em braile está em fase experimental e pretende estabelecer diretrizes pedagógicas, terapêuticas e profissionais, levando aos deficientes visuais da cidade desenvolvimento educacional e tecnológico. “O uso do computador é uma ferramenta para ampliação dos horizontes de todas as pessoas. A informática, por exemplo, traz uma série de recursos que são capazes de promover a interação dos deficientes visuais com o mundo”, ressaltou a secretária da pasta, Solange Montezano.

O projeto inovador está em experimentação nas dependências da Uaitec Lab, localizada próximo ao Centro Educacional Dom Delfim, na Barra. “Nós ficamos imensamente felizes pela conquista, tendo em vista que se abriram os caminhos para as pessoas que possuem limitação visual. Nós gostaríamos de aprender a informática com acessibilidade, e agora poderemos fazer isto”, disse o novo aluno, Pablo Norberto, colaborador do projeto.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé.