Caso de gripe Influenza no Verão em Cataguases alerta para a prevenção

Caso de gripe Influenza no Verão em Cataguases alerta para a prevenção

A temperatura mais elevada nesta época do ano leva as pessoas, de um modo geral, a não se preocuparem com a gripe, atentando-se para este assunto somente no inverno. A prevenção, porém, deve ser permanente, aconselha a coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Cataguases, Tairises da Silva Roque. O alerta ocorre após o registro de um caso atualmente em tratamento no Hospital Cataguases de uma paciente com Influenza. Ela tomou a vacina contra a gripe no período da campanha, mas devido a problemas respiratórios, acabou sendo infectada pelo vírus, o quadro se agravou e, atualmente, segue internada em recuperação.

Tairises explica que a vacina protege contra a Influenza H1N1, H3N2 e Influenza tipo B. “Ou seja, não estamos imunes aos outros tipos de Influenza. As pessoas que vacinam, por exemplo, podem pegar o vírus, e terem a gripe de forma mais branda. Por isso a prevenção, higiene e demais cuidados também são muito importantes para evitar este contágio”, diz aquela especialista. Ela chama a atenção para o caso de pessoas que apresentam algum tipo de comorbidade. “A paciente que está em tratamento no Hospital Cataguases teve sua situação agravada por causa desses problemas já existentes”, salienta.

– Estamos falando de doenças sazonais em que mudanças bruscas de temperatura, como sair do ambiente muito quente e ir para outro com ar condicionado, ou um dia de sol forte ser interrompido por uma chuva, além de aglomerado de pessoas, são fatores que contribuem para a contaminação por algum tipo de vírus respiratório”, revela Tairises, completando em seguida: “Por isso temos casos de gripe o ano inteiro e a prevenção é a melhor solução. Além da vacinação que é feita em uma época do ano para o público alvo, é preciso tomar alguns cuidados como a higienização das mãos, usar lenços de papel quando for espirrar, ao tossir levar o antebraço, de preferência à frente da boca, e não a mão, que a gente utiliza para cumprimentar as pessoas, entre outras medidas”, detalha, finalizando com a orientação de em caso de sinal de gripe, “procurar o serviço de saúde mais próximo para fazer a profilaxia o mais rápido possível.”

Em 2019 Cataguases registrou sete casos suspeitos de Influenza sendo que dois deles se confirmaram, sendo um para Influenza tipo A e outro para Influenza tipo B. Os outros cinco casos, informa Tairises, foram diagnosticados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não especificada. Os sintomas para este tipo de gripe são: febre, tosse, congestão e dor no corpo.

Foto: Secad