Pronto-Socorro do Hospital Cataguases está sem médico obstetra

Pronto-Socorro do Hospital Cataguases está sem médico obstetra

No final da manhã desta sexta-feira, 03 de janeiro, a reportagem do Site do Marcelo Lopes esteve no Pronto-Socorro do Hospital Cataguases onde usuárias do SUS, grávidas e prestes a darem à luz, reclamavam falta de atendimento por médico obstetra. A denúncia foi confirmada pela reportagem  junto à direção técnica do Hospital originando a publicação em seguida de um vídeo sobre o assunto, inicialmente, na fanpage do Site no Facebook e que agora também está disponível no final desta matéria.

Várias mulheres grávidas, conforme apurou a reportagem recebiam a orientação de serem atendidas por um médico clínico geral que faria o encaminhamento caso julgasse necessário. O Hospital informou ter conseguido firmar uma parceria com o Hospital São Salvador, em Além Paraíba, para receber as gestantes que vão ter seus bebês neste fim de semana. O acordo, porém, é restrito a esta sexta-feira, sábado e domingo (dias 3, 4 e 5 de janeiro). O procedimento será feito pelo sistema de regulação do SUS e o transporte de ida até aquele hospital será feito pelo SAMU, informou o médico Nivaldo Gribel, diretor técnico do Hospital Cataguases.

Ele contou que esta situação (falta de médico no plantão do Pronto-Socorro) é recorrente e foi um dos motivos que levou a direção do Hospital a devolver o serviço de Pronto-Socorro ao Município. O prazo para finalizar este procedimento termina dia 29 de maio. Até lá, não há previsão de uma solução para esta situação. Ou seja: a população que necessita de atendimento médico vai continuar convivendo com a falta deste profissional no Pronto-Socorro, visto que os médicos são contratados para cumprirem plantões específicos de 12 ou 24 horas naquele estabelecimento. Se não há profissional de uma determinada área disponível para assumir aquele plantão, a especialidade ficará sem especialista ao longo daquele dia, como aconteceu nesta sexta-feira.

Clique aqui para ver o vídeo sobre a falta de médico obstetra no Pronto-Socorro do Hospital Cataguases.