Dom Edson Oriolo, novo Bispo de Leopoldina, agenda entrevista coletiva um dia antes da posse

Dom Edson Oriolo, novo Bispo de Leopoldina, agenda entrevista coletiva um dia antes da posse

O novo Bispo Diocesano, Dom Edson Oriolo, vai conceder uma entrevista coletiva à imprensa no dia 24 de janeiro, às 14h, um dia antes de sua posse. A entrevista será no dia 24 de janeiro, às 14 h, no salão de reuniões da Cúria Diocesana, situado na Praça Dom Helvécio nº 75, Bairro Catedral, em Leopoldina.

“Desempenhando um papel importante na sociedade, os jornalistas e os veículos de comunicação em geral contribuem com a disseminação dos eventos e trabalhos realizados na Igreja, exercendo um papel missionário de levar a Palavra de Deus à população. Reconhecendo como parceiros importantes da Igreja Católica, a Diocese de Leopoldina realizará este encontro com os profissionais e o novo Bispo” ressalta a Assessoria de Comunicação da Diocese.

A posse de Dom Edson Oriolo também foi confirmada por aquela assessoria para o dia 25, sábado, à 9h, em Leopoldina. A Celebração Eucarística acontecerá logo em seguida ao rito de posse, que será realizado na quadra poliesportiva do Colégio Imaculada Conceição, localizada a poucos metros da Igreja.

O Papa Francisco nomeou Dom Edson Oriolo como Bispo da Diocese de Leopoldina no dia 30 de outubro. O religioso, desde 15 de abril de 2015, era Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG). No dia 6 de junho de 2019, durante a Assembleia Anual do CONSER Leste 2, foi reeleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o quadriênio 2019-2023.

A Diocese de Leopoldina estava vacante desde 12 de dezembro de 2018, quando dom José Eudes Campos do Nascimento foi nomeado bispo para diocese de São João Del Rei, também em Minas Gerais. O padre Volnei Ferreira Noro exerce a função de Administrador Diocesano de Leopoldina, desde 4 de fevereiro deste ano, quando foi eleito pelo Colégio de Consultores da diocese.

O bispo dom Edson José Oriolo dos Santos nasceu no dia 18 de setembro de 1964, em Itajubá (MG), cidade em que foi ordenado presbítero, na Matriz de São José Operário, no dia 5 de maio de 1990. É mestre em Filosofia Social pela PUC Campinas, especialista em Aristóteles, pela Unicamp, e em Marketing, pela Universidade Gama Filho. Também pela Universidade Gama Filho, é pós-graduado em Gestão de Pessoas.