Copasa nega responsabilidade sobre buracos na avenida que sobe para a Cojan

Copasa nega responsabilidade sobre buracos na avenida que sobe para a Cojan

Dois grandes buracos estão abertos no início da Avenida Antônio Amaro, subida para o Bairro Colinas, em Cataguases. No primeiro, logo no início do morro, um veículo caiu nele durante uma forte chuva ocorrida na última semana. O segundo, foi aberto neste dia de Natal e até agora não há registro de que tenha provocado algum tipo de acidente. Há, porém, risco para motoristas que passam no local em meia pista, obrigando um deles parar para outro seguir. A sinalização no local é inexistente, e apenas placas da Copasa cercam as duas crateras.

A reportagem do Site foi convidada por moradores a comparecer ao local e confirmou a denúncia e o perigo iminente de que algo pior possa acontecer. Na manhã desta quinta-feira, 26 de dezembro, porém, não tinha ninguém da Prefeitura fazendo os reparos necessários. Apesar dos dois buracos – enormes – estarem com placas da Copasa ao redor, o problema deve ser solucionado pela Prefeitura, conforme revelou Lúcio Moreira, engenheiro de operação e de produção, responsável pela Copasa em Cataguases. De acordo com ele, houve uma ruptura na rede pluvial do município que afetou a da Copasa. Ele completou dizendo já ter repassado o caso para o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, José Ângelo Lavorato, que foi procurado pelo Site, mas até o fechamento desta edição não havia se manifestado a respeito.

Entulho e sujeira na Avenida Rotary

Em outra denúncia também confirmada pelo Site, comerciantes da Avenida Rotary reclamaram a sujeira que moradores de rua estão produzindo no local (foto acima). Nesta manhã de quinta-feira, 26, pedaços de papelão e acolchoados estavam espalhados à margem daquela via. Um dos lojistas revelou que estas pessoas estão dormindo na calçada junto a seus estabelecimentos e deixando sujeira no dia seguinte, inclusive urinam e defecam ali mesmo.

O problema maior, contudo, seria em frente, onde deveria ser um jardim, à margem do ribeirão Meia Pataca. Lá, à noite, eles se reúnem, consomem bebida alcoólica e drogas, fazem sexo, e deixam amontoados material supostamente reciclado em sacos plásticos e outros objetos abandonados. Até um colchão de espuma estava encostado em uma das árvores. Ainda conforme os comerciantes, a prefeitura retira todo mês o entulho de lá, mas eles disseram acreditar que o ideal seria fazer este trabalho diariamente.

A reportagem entrou em contato com a Secretária Municipal de Assistência Social, Mirilane Licazali, que informou o seguinte: “A população de rua em Cataguases é muito pequena e passa a noite no Albergue. A situação denunciada pelos comerciantes estaria sendo provocada por usuários de drogas.”

“Um senhor utiliza aquele local (Avenida Rotary) mas tem família, já foi notificado várias vezes pela equipe do Creas, convidado a fazer o BPC (Benefício de Prestação Continuada) para que pudesse deixar a rua, mas ele afirma preferir continuar naquela condição alegando não consegue se adaptar com outro modo de vida.”

Sobre retirada de entulho do local, ela informou que “só na semana do 16 ao dia 20 retiramos duas vezes. Amanhã, sexta-feira, o caminhão da Secretaria de Serviços Urbanos fará nova coleta. Estamos sempre monitorando com a equipe do Meio Ambiente e a de Serviços Urbanos. A Secretaria de Meio Ambiente está providenciando colocar uma cerca viva ali”, finalizou.

Fotos exclusivas do Site do Marcelo Lopes