Abandonada há quatro anos, Usina de Triagem de lixo em Recreio será reativada

Abandonada há quatro anos, Usina de Triagem de lixo em Recreio será reativada

A Usina de Triagem e de material reciclado de Recreio vai voltar a funcionar. O anúncio foi feito na última semana pelo prefeito José Maria Barros, que assumiu este compromisso com a população ainda durante sua campanha eleitoral. Inaugurada em 2012 como o maior investimento socioambiental da história daquele município, a usina foi instalada em Conceição da Boa Vista, distrito de Recreio, mas foi abandonada em 2015, um desperdício de meio milhão de reais em investimentos feitos à época pela empresa Brookfield Energia Renovável, gestora da UHE Barra do Braúna, com recursos financeiros de R$ 641 mil do BNDES.

Agora, quatro anos depois a Usina será reativada. Para isso toda a estrutura do estabelecimento teve que ser recuperada, além de ter sido necessário obter as autorizações de órgãos ambientais para a operação dentro das normas ambientais vigentes. A Usina será gerenciada pela ACRAP – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Além Paraíba, conforme informou a Prefeitura. Ao todo serão 10 trabalhadores, moradores do distrito, que estão tendo a oportunidade de ter uma geração de renda para suas famílias.

A solenidade oficial de reativação aconteceu na manhã do último sábado, 21 de dezembro, com a presença de diversas autoridades. O coral do 5ª ano (professora Juçara Rosa) da Escola Estadual Presidente Carlos Luz e a Fanfarra EEPCL Professora Lelu fizeram apresentações durante o eventos. Na ocasião, o prefeito José Maria Barros ressaltou a importância cada vez maior que o Meio Ambiente tem na vida da sociedade moderna e que a reinauguração da Usina coloca Recreio em sintonia com esta realidade. Ele também disse que a usina vai trazer não apenas emprego, como também recursos para o município com o material reciclado por ela.

Fonte e foto: Polis Recreio