Projeto Feliz é Quem Toca faz apresentação neste domingo, na Praça Rui Barbosa

Projeto Feliz é Quem Toca faz apresentação neste domingo, na Praça Rui Barbosa

Para fechar 2019, o Projeto Feliz é Quem Toca prepara uma linda apresentação que acontecerá na Praça Rui Barbosa no domingo, dia 22 de dezembro, e no Centro Cultural Humberto Mauro, na segunda-feira, dia 23. Com o patrocínio do Grupo Bauminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (CA nº 2018.136.050.023), o Feliz é Quem Toca oferece ao público cataguasense a oportunidade de vivenciar e aprender as cinco linguagens artísticas trabalhadas.

As atividades semestrais do Projeto começaram em setembro. São oferecidas aulas gratuitas de Percussão, Dança, Capoeira, Teatro e Audiovisual. Os cursos são ministrados, respectivamente, pelos professores Rogério Mendonça (Tumati), Fabiano Banna, Maycon Chinês, Miriam Gaspar e Renatta Barbosa. O Projeto tem na Elaboração e Produção Executiva a advogada Patrícia Barbosa.

Ele segue encantando quem o conhece, como é o caso do Diretor de Articulação e Integração da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, Alysson Amaral que esteve em Cataguases em novembro quando conheceu dois dos Núcleos do projeto: o Teatro Feliz é Quem Drama e de Percussão Feliz é Quem Toca. “O Feliz é Quem Toca é um projeto surpreendente pela sua qualidade e longevidade, beneficiando diretamente alunos em situação de vulnerabilidade social, merecendo todo o nosso apoio. Poucas iniciativas culturais são tão duradouras como essa e deve ser ressaltado o trabalho do Tumati que tomou para si a tarefa de dar prosseguimento ao projeto. É um ótimo exemplo do uso correto da Lei Estadual de Incentivo à Cultura”, pontuou.

“Essa visita (de Alysson Amaral) fortalece nosso trabalho, na medida em que ganhamos visibilidade dentro do Governo de Minas, possibilitando o patrocínio do Grupo Bauminas, com a Lei Estadual de Incentivo à Cultura”, afirma Rogério Mendonça, o idealizador e Coordenador do Projeto. A Produtora Executiva do Feliz é Quem Toca, Patrícia Barbosa, lembra que “o Projeto teve algumas dificuldades para o início das atividades desse semestre, mas isso não nos desanimou, pelo contrário. A vontade de fazer um grande trabalho é constante e cresce a cada dia. O Projeto é maravilhoso e a festa de encerramento do semestre é o momento de resultado, de colheita. A integração com o público, com a família dos alunos é fundamental para o trabalho e a satisfação e orgulho nos olhos de todos os envolvidos é a nossa recompensa,” avalia.

As ações regulares do Projeto acontecem durante todo o semestre e estão pulverizadas em diversos pontos da cidade de Cataguases: na Casa de Cultura Simão José Silva, no Centro (Dança e Teatro), na Escola Estadual Doutor Norberto Custodio Ferreira, na Granjaria (Percussão), na Escola Estadual Marieta Soares Teixeira – Polivalente, no Menezes (Capoeira), na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro São Diniz (Capoeira), e na Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto – Colégio Cataguases, na Granjaria (Audiovisual).

Para saber mais informações sobre o Projeto Feliz é Quem Toca, acesse pelo facebook a página felizequemtoca, e pelo site www.felizequemtoca.com.br. Os vídeos das apresentações de fechamento de módulos anteriores podem ser vistos no canal do YouTube Feliz é Quem Toca. Veja abaixo a programação do evento deste domingo.

*Texto publicado originalmente no Jornal Atual, edição nº 197, em 30/11/2019.