Leopoldina abre nesta terça-feira, 03, festival de cinema infantil

Leopoldina abre nesta terça-feira, 03, festival de cinema infantil

Começa nesta terça-feira, 03 de dezembro, em Leopoldina, o Festival de Cinema Infantil “É Tudo Criança”. O evento será realizado no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira (antigo Fórum, na foto principal) e atenderá cerca de 1 mil crianças de 04 a 10 anos de idade durante os dias de programação. O projeto foi idealizado e produzido pelo fotógrafo Iano Almeida Oliveira, que também está a frente da coordenação. Até o próximo dia 06, a criançada vai poder curtir uma programação repleta de atrações, inclusive participar de oficinas, sessões educativas e até de um bate papo com o diretor Guilherme Fiuza Zenha, diretor do longa “O Menino no Espelho”.

É Tudo Criança é o primeiro Festival de Cinema Infantil a ser realizado na cidade de Leopoldina, revela Iano. Ele conta que o evento tem como temática o universo da infância, “percebendo sua diversidade e promovendo, de maneira lúdica, o acesso e a experimentação com o cinema.” Desta maneira, afirma, esta iniciativa contribui fortemente para o acesso do público infantil da cidade ao cinema. Ele acrescenta que o festival propõe um desenvolvimento cognitivo e fortalecimento do senso estético das crianças, através das sessões educativas, as Especiais e Oficinas, que vão acontecer ao longo de todo o festival, “sendo que tudo isso é gratuito aos participantes”, frisou.

Os estudantes das escolas (públicas e particulares) da cidade formam a plateia deste festival. Eles virão em turmas para participarem das sessões educativas de filmes infantis e Oficinas de Cinema e Desenho, fortalecendo assim o seu protagonismo e contribuindo para a formação ampla das crianças. Além disso, eles vão participar de debates após cada sessão educativa e de oficina de desenho, “a fim de explorar ao máximo a percepção e expressão das crianças para com os filmes assistidos”, detalha Iano (foto ao lado). Ele finaliza revelando que o festival vai exibir filmes nacionais de curta e média-metragem voltados para o público infantil lançados no país nos últimos dois anos, e em circulação em grandes festivais nacionais e internacionais. Haverá, ainda, eleição do melhor filme pelo júri popular infantil, que será realizada pelas crianças. O Festival de Cinema Infantil “É Tudo Criança” conta com a realização da Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Fonte: Produção do Festival de Cinema Infantil “É Tudo Criança”