Ubá sedia audiência da Assembleia Legislativa sobre a malha ferroviária

Ubá sedia audiência da Assembleia Legislativa sobre a malha ferroviária

A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nest segunda-feira, 02 de dezembro, em Ubá, para debater a retomada do transporte ferroviário na região. A audiência começará às 13 horas, no Auditório do Fórum Cultural (Praça São Januário, 28, Centro). Ainda esta semana a mesma Comissão realiza outra audiência, porém, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O resultado desses encontros pode subsidiar a elaboração do Plano Estratégico Ferroviário (PEF) de Minas Gerais.

O deputado João Leite (PSDB), presidente da comissão, salienta que Ubá já está sendo estudada no âmbito do PEF por estar na região da chamada Linha Mineira, que passa por Ouro Preto e Mariana, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Ponte Nova, e vai até próximo ao Porto de Açu, em São João da Barra (RJ).

“Essa linha é estratégica, e Ubá é um dos referenciais. Dirigentes do Porto de Açu têm interesse em captar cargas de Minas Gerais, mas temos que recuperar a linha, que foi abandonada”, salientou. João Leite cita a produção de minério, suínos e madeira, entre outros itens, que hoje são transportados por rodovias.

Prefeitos de Ubá e Viçosa, além de autoridades de outros municípios estão entre os convidados. Além de João Leite, assinam o requerimento para a audiência os deputados Roberto Andrade (PSB) e João Magalhães (MDB). A Audiência vai receber, discutir e votar proposições de autoria de seus membros, além de ouvir o público presente sobre a retomada do transporte ferroviário.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ALMG | Foto: Reprodução Internet