Colégio Carmo realiza sua 11ª Cantata de Natal

Colégio Carmo realiza sua 11ª Cantata de Natal

Desde a 1ª edição da Cantata de Natal do Colégio Carmo, já se passaram 11 anos. O espetáculo da noite desta quarta-feira, 27 de novembro, mais uma vez, encantou o público de mais de duas mil pessoas, reunido no ginásio poliesportivo da escola para ouvir as doces vozes das crianças e jovens da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O repertório, neste ano, surpreendeu pela escolha das canções, que saíram um pouco das mais clássicas para passar a mensagem que permeou todo o projeto: “Viva o Espírito do Natal”. “Escolhemos músicas populares, que não costumam ser associadas ao Natal, mas que também trazem lindas mensagens, para dizer a todos que o verdadeiro espírito natalino pode estar em toda parte”, afirmou a Diretora Pedagógica, Cecília Poyares.

Na abertura, a pequena solista subiu ao palco para fazer sua prece, cantando “Deixe a luz do céu entrar”. As crianças do grande coral que vinha das arquibancadas deram sequência, entoando: “todo dia é dia de Natal, cada dia é um dia especial, todo mundo carrega uma luz, a estrela do amor nos conduz”.

Nessa balada, seguiram-se canções que falavam da alegria, de ser feliz, de levar o amor a toda parte. Foi assim que o rock de Raul Seixas, inusitado para a ocasião, entrou afinadinho, com todos cantando “tenha fé em Deus, tenha fé na vida… há uma voz que canta, uma voz que dança, uma voz que gira, bailando no ar.” De Raul para Roberto Carlos foi um pulo, com seu grande sucesso lançado na década de 1970, “É preciso saber viver”.

No ponto máximo do espetáculo, o presépio vivo, formado por estudantes do Ensino Médio, formou-se no palco, quando, da arquibancada, todos cantavam o refrão: “luz do caminho, verdade e vida, que trouxe ao mundo o perdão… criança divina clareia, ilumina os reis que de longe vieram.” Na sequência, o coro ficou mais forte e animado, ao som de “um Menino nasceu, é Natal” e “faça um lugar, deixe-o nascer em você, Jesus é a fonte da vida”.

Já próxima do encerramento, outra encenação emocionou o público, trazendo para a Cantata a “Vida”, sucesso de Fábio Júnior na década de 1980, com sua forte mensagem: “não é preciso uma verdade nova, uma aventura, para encontrar nas luzes que se acendem um brilho eterno”. Mais uma vez, estudantes do Ensino Médio participaram, representando as pessoas que andam pelas ruas da cidade e um anjo que, como diz a letra, “por encanto, abre suas asas sobre os homens”.

No encerramento, subindo o tom da festa para um clima de pré-reveillon, o samba “Eterno Aprendiz”, de Gonzaguinha, fez a plateia cantar junto “é a vida, é bonita e é bonita” e “Ano Novo”, como de costume em todas as cantatas do Carmo, fechou a noite, antecipando os votos de que 2020 seja um ano em que “o mundo todo se descobre nesse abraço”.

Agradecendo a todos os participantes, organizadores e público presente, a Diretora Administrativa, Irmã Dahlia Rezende, deixou uma mensagem à comunidade educativa do Carmo: “vocês foram notáveis. A Cantata foi uma beleza!”

Texto: Luciana Mendonça de Melo – Assessoria de Comunicação Colégio Carmo