Programa desenvolvido pela Energisa forma jovens para o primeiro emprego

Programa desenvolvido pela Energisa forma jovens para o primeiro emprego

A Energisa realizou na manhã desta quinta-feira, 28 de novembro, a formatura dos alunos da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, (Polivalente) participantes do programa “O Futuro do Trabalho”. Desenvolvido em parceria com organização social Junior Achievement (JA), uma associação sem fins lucrativos que promove educação e oportunidades de aprendizado, a iniciativa visa preparar os alunos para o mercado de trabalho com ferramentas e habilidades exigidas para obter e manter um emprego em setores com carreiras de alto crescimento.

A solenidade de formatura aconteceu no auditório da FIC – Faculdades Integradas de Cataguases – e contou com a presença do presidente da ENERGISA Minas Gerais, Eduardo Mantovani, da equipe de voluntários da Junior Achievement, a diretora da escola, Pierangelli Mantovani Gribel, professores e alunos. Na ocasião alunos representantes dos formandos contaram suas experiências com o curso, que lhes apresentou um cenário de oportunidades de trabalho no futuro próximo tendo como base a tecnologia.

Em um rápido pronunciamento, Eduardo Mantovani encorajou os estudantes a acreditarem em seus sonhos e a se dedicarem a trabalhar com o que gostam. “A felicidade virá mais facilmente quando a gente faz o que gosta”, afirmou. Pierangelli agradeceu à Energisa pela implementação do programa com os alunos do Polivalente e também seguiu a linha do incentivo, orientando os alunos a buscarem os meios para se qualificarem visando o mercado de trabalho. Para ela a tecnologia será a grande aliada desta geração no futuro, daí a necessidade de estar preparado para aproveitar as oportunidades que vão surgir.

O programa que educa e incentiva jovens para o primeiro emprego beneficiou este ano aproximadamente 500 estudantes empreendedores do Polivalente e dos cursos técnicos de Aprendizagem do SENAI de Cataguases e de Ubá, conforme informou a assessoria de comunicação daquela empresa. Dentro do projeto os participantes discutiram sobre a quarta revolução industrial; habilidades socioemocionais e interpessoais, prioridades de trabalho e carreiras de alto crescimento. Neste contexto profissionais da Energisa e da Junior Achievement vão, de maneira voluntária, até às escolas para compartilhar suas experiências, talentos, vivências pessoais, incentivando-os a concluírem seus estudos e se prepararem para o mercado de trabalho. Com profissões diferentes, eles contaram para os jovens sobre suas histórias profissionais e falaram sobre as oportunidades do mercado de trabalho em cada uma das carreiras.

Sobre a Junior Achievement
A Junior Achievement (JA) é uma instituição sem fins lucrativos que há cem anos incentiva e estimula jovens do mundo inteiro a serem empreendedores da própria vida. Eles levam para salas de aula conteúdos sobre empreendedorismo, preparação para o mercado de trabalho e educação financeira. Estão em sétimo lugar no ranking das maiores organizações não governamentais (ONGs) do mundo.

A parceria da Energisa Minas Gerais com a Junior Achievement beneficiou nos últimos 10 anos, 2592 alunos de Cataguases, Leopoldina, Ubá e Além Paraíba e com a participação de 223 voluntários, que compartilharam suas experiências, talentos, vivências pessoais, incentivando-os a concluírem seus estudos e se prepararem para o mercado de trabalho.

Veja mais fotos na galeria abaixo.