Alunos do EJA do Colégio Cataguases produzem evento e uma matéria jornalística

Alunos do EJA do Colégio Cataguases produzem evento e uma matéria jornalística

Um evento social e educacional foi proposto aos alunos do 3º EJA 1 (Educação de Jovens e Adultos) pelo professor Luiz Leitão. Na prática, trata-se de um desafio aos participantes a se aventurar no desconhecido, diferente e novo. Eles aceitaram e colocaram a mão na massa realizando o Desfile da Consciência Negra. Os alunos cuidaram de tudo, salienta aquele professor, “desde o contato com os modelos, a caracterização deles e a comunicação, com intuito de incentivar a criatividade e mostrar uma nova visão de profissões e mercado de trabalho. Inclusive, esta matéria, a partir do próximo parágrafo foi criada por eles.

Na noite do dia 25 de novembro ocorreu na Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, conhecida também como Colégio Cataguases, o desfile da Consciência Negra. O evento encantou a plateia com a desenvoltura da ação afro e um contexto social onde cada traje traduz em si a identidade de um povo, com as cores e estampas da moda africana, predominando o marrom, verde e vermelho. Além das roupas, vimos também penteados e acessórios como colares, pulseiras, anéis e adereços no cabelo e, claro, as pinturas faciais em referência aos povos nativos da África.

Todo desenvolvimento do evento se deu através de pesquisas profundas e detalhadas para produção do desfile tanto na parte técnica quanto visual, conseguindo transmitir ao público a força, a cultura e a beleza do movimento afro no mundo inteiro.

O desfile em si serviu também como homenagem da escola ao dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de Novembro. A Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural, representa a luta contra a discriminação racial e a desigualdade social.

Agradecimentos aos responsáveis
Coordenador: Luiz Leitão
Modelos: João, Fabil, Thiago, Breno, Thaissa, Theisa, Josiane, Maria, Juliana, Heldina e Miguel, Mariana e Dulce Maria
Maquiagem: Claudia, Larissa, Cida, Jessica, Maria Eduarda
Penteado: Claudia, Rita e Mariana
Figurino: Elaine, Karolaine, Flaviane, Viviane, Monica, Josiane, Antonio Diego e Luiz Antonio
Fotografia: Marcio Nunes
Comunicação: Marcio Nunes, Liene, Rayane, Rogerio, André, Jessica, Cristiano, Jeziel, João Vitor, Armando e Thiago.