Em outubro, Cataguases abriu 56 novas vagas de emprego

Em outubro, Cataguases abriu 56 novas vagas de emprego

Pelo segundo mês consecutivo o número de contratações em Cataguases supera o de demissões. Em outubro foram abertos 56 novos postos de trabalho sendo que em setembro também foi registrado saldo positivo de 12 novas contratações. No ano, porém, a situação é outra. Foram contratados 3.287 profissionais e demitidos 3.330, o que resultou num saldo negativo de 43 vagas fechadas no período. Nos últimos doze meses o quadro revela-se ainda mais pessimista com 3.759 admissões e 4.063 demissões, o que significa o fechamento de 304 postos de trabalho no período. Os setores de Serviços e Comércio lideraram o número de contratações e de demissões no período.

Todos os dados são do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados -, do Ministério da Economia, que recebe mensalmente estas informações de movimentação de pessoal (admissão/demissão) de todas as empresas do país. Em outubro, conforme revelou aquele órgão, em Cataguases foram contratados 331 trabalhadores e demitidos 275, gerando um saldo positivo de 56 profissionais que voltaram ao mercado de trabalho. Ainda segundo o Caged, existem no município 3.093 estabelecimentos aptos a contratar mão-de-obra, sendo que em janeiro deste ano estavam empregados formalmente, 15.188 trabalhadores.

Na Zona da Mata, com este resultado, Cataguases ficou com o segundo pior desempenho entre os demais municípios. Está atrás somente de Viçosa, que registrou saldo positivo de apenas 13 novas contratações no mesmo período. A melhor performance da região ficou com Juiz de Fora, que registrou saldo positivo com a abertura de 383 novas vagas de trabalho mantendo a tendência de crescimento do emprego formal pelo sétimo mês consecutivo, ainda conforme informou o Caged.

Nos demais municípios da região, Ubá foi o segundo em número de contratações o que lhe deu um saldo positivo de 121 novos trabalhadores empregados em outubro (contratou 977 e demitiu 856 profissionais). Muriaé aparece em terceiro com 634 novas contratações, 514 demissões e um saldo positivo de 120 novas vagas preenchidas. Completam a lista de municípios da região, Leopoldina, que contratou 291 trabalhadores e demitiu 224, totalizando 67 novos profissionais empregados, e Visconde do Rio Branco, também com saldo favorável de 62 novos trabalhadores, tendo admitido 312 e demitido no período 250 profissionais.

Fonte: Caged | Foto: Eduardo Yep-REDSETE