Carreta oferece livros cristãos e de autoajuda em frente à antiga estação

Carreta oferece livros cristãos e de autoajuda em frente à antiga estação

Até o próximo dia 28 o projeto “Expolivro – Paixão Pela Leitura” estará em Cataguases aberto à visitação da população, em frente ao Centro Cultural Eva Nil. A exposição acontece em uma carreta adaptada que oferece aproximadamente 500 títulos com temática predominantemente cristã e de autoajuda. Os livros custam a partir de R$6 e estão disponíveis para leitura e comercialização no local. A Expolivro existe há 28 anos com o objetivo de incentivar a leitura e já percorreu várias cidades do Brasil, tendo passado também por Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Peru.

Em Cataguases, a Expolivro acontece desde o dia 8 deste mês e recebe o apoio da Prefeitura, por meio da secretaria de Cultura e Turismo. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, entre às 10h e às 21h. A programação especial na cidade oferece muitas atividades gratuitas voltadas para diversos públicos, entre elas palestras com temas variados, apresentações teatrais e contações de histórias. Amanhã, sexta-feira, dia 22, às 15h, a atração será o escritor Pedro Dong, que estará presente no local para conversar com as pessoas e oferecer uma tarde de autógrafos.

O gerente da Expolivros Sudeste, Marcos Maso, explicou a chegada da carreta adaptada na cidade e falou sobre o período que o veículo ficará na cidade. “O nosso projeto é voltado para cidades acima de 200 mil habitantes. Estava tudo preparado para nos instalarmos em Juiz de Fora, mas como a documentação do município não foi finalizada a tempo, impossibilitou que ficássemos na cidade. Diante desse cenário, procuramos o prefeito Willian e o vice, Tita Lima, quando fomos muito bem acolhidos e pudemos trazer o projeto para Cataguases. Nós temos em nossa carreta um acervo com títulos para todos os gostos. Toda a população está convidada a participar”, disse.

A Expolivros é um projeto social de carretas adaptadas que levam cultura e educação às pessoas através de atividades e eventos que visam estimular o hábito da leitura saudável. O trabalho itinerante começou em 1991, suas atividades eram realizadas dentro de um ônibus adaptado. O projeto cresceu e passou a funcionar em grandes carretas. Atualmente são três: duas já estão funcionando no sudeste e sul do país e a outra está sendo preparada para atuar no nordeste.

O objetivo do projeto é percorrer todo o território brasileiro. Ao fazer parada em uma cidade, a carreta fica aberta ao público durante aproximadamente um mês. Atividades como biblioteca-livraria, teatros infantis, palestras, show musicais, encontros e trabalhos sociais são oferecidas à população. As visitas de escolas e outras instituições são feitas por agendamento. A Expolivro é uma iniciativa cristã do Instituto Vida para Todos (IVPT) que é uma entidade sem fins lucrativos e conta com o apoio da Editora Árvore da Vida (livros), do Bookafé (espaço interno), do Ceape (voluntários) e 288 (apresentações musicais).

Texto: Bernardo Chaia – Prefeitura de Cataguases | Fotos: Bruno Diego