Ministério Público investiga eleição para o Conselho Tutelar de Itamarati de Minas

Ministério Público investiga eleição para o Conselho Tutelar de Itamarati de Minas

O Ministério Público da Comarca de Cataguases, através do Promotor de Justiça Gustavo Garcia Araújo, baixou Portaria MPMG-0153.19.000441-3, para investigar denúncias de possíveis irregularidades na eleição dos membros para o Conselho Tutelar de Itamarati de Minas. O pleito aconteceu em todo o país no dia 06 de outubro último e duas pessoas que participaram do processo eletivo daquela cidade afirmam que houve fraude e desobediência à legislação, inclusive, com transporte irregular de eleitores.

A denúncia foi feita ao Ministério Público por Elizângela de Oliveira Santos Moreira e Ranielle de Souza Pires. Elas também entraram com recurso administrativo junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que foi julgado improcedente, e afirmam terem procurado sem sucesso a Câmara Municipal para apresentar a denúncia e, assim, anular o resultado que, supostamente, teria beneficiado o candidato suspeito de ter fraudado o pleito. Até agora, elas conseguiram apenas que o presidente do Legislativo recebesse a denúncia, afirmou Elizângela. “Foi por isso que resolvemos procurar o Ministério Público que agora vai apurar nossa denúncia”, afirmou.

Ela também assegura que a possível irregularidade foi gravada por câmeras de segurança existentes na Escola Municipal Pedro Furtado (foto em destaque acima), onde aconteceu a votação. “Porém, desde que denunciamos a fraude não nos permitiram ver a gravação apesar de terem nos garantido que teríamos este acesso”, disse Elizângela. Ela suspeita até que “este vídeo não exista mais”, completou. De acordo ainda com ela, as imagens mostrariam pessoas conhecidas da cidade e “ocupantes de cargos importantes”, levando eleitores até à escola para votarem, pelo que acredita, em uma determinada candidata.

A reportagem do Site do Marcelo Lopes, procurou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jorgiane Salum Rodrigues, para falar sobre o assunto. Em resposta ao questionamento, aquele órgão enviou ao Site uma nota que diz o seguinte: “O CMDCA por sua presidente informa que nenhuma irregularidade foi constatada na realização do certame. Da mesma maneira ainda não foi recebido pelo CMDCA nenhuma intimação oriunda do Ministério Público. Tão logo aconteça a intimação irá prestar os esclarecimentos necessários ao órgão Ministerial.”