Escola de Cataguarino recebe Selo Chuá da Copasa

Escola de Cataguarino recebe Selo Chuá da Copasa

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), por meio do Programa Pró-mananciais, entregou para a Escola Municipal Boaventura Abritta, em Cataguarino, distrito pertencente ao município de Cataguases, o Selo Chuá: Escola Amiga do Meio Ambiente. O selo entregue à escola no dia 22 de outubro é o reconhecimento das ações desenvolvidas por meio das atividades do programa de educação ambiental da Copasa, o Chuá Socioambiental.

Além de aproximadamente 80 alunos, familiares, professores e membros da diretoria da escola, a cerimônia de entrega contou com o representante da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e coordenador do Coletivo Local do Meio Ambiente (Colmeia), Thiago Viana. Estiveram presentes também Luiz Fernando do Carmo Godinho, membro da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG); Tereza Bernardes, da Divisão de Ações Ambientais da Copasa (DVAA); Marco Teixeira e Wiviany Rezende, do Setor de Atuação Socioambiental da Copasa (SAS). O evento foi marcado por diversas atividades, como oficina de produção de notícias, apresentação musical, feiras e declamação de poesia.

A execução das atividades previstas pelo Chuá Socioambiental na escola foram: recolhimento do óleo de cozinha usado, evitando o descarte indevido no meio ambiente; Campanha Lacre do Bem, que mobilizou alunos, professores e demais funcionários a juntar os lacres de alumínio de latinhas; Feira do Desapego, em que os alunos trocaram objetos subutilizados, mas ainda em bom estado; e a Feira Verde, com a troca de mudas de plantas. Ao longo de sete meses, foram coletados 86 litros de óleo, 80 mudas de árvores, 13 garrafas pet com lacres de alumínio e 130 objetos trocados entre alunos.

Chuá Socioambiental
O Programa Chuá Socioambiental é focado na promoção de atividades de sustentabilidade alinhadas à conscientização sobre a importância da preservação e cuidados com os recursos hídricos e com o meio ambiente, para a construção de gerações mais responsáveis.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da Copasa