Parte de Cataguases vai ganhar iluminação pública eficiente e sustentável

Parte de Cataguases vai ganhar iluminação pública eficiente e sustentável

Transformar Cataguases em uma cidade inteligente, fortalecendo o potencial de crescimento e desenvolvimento, reduzir custos e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Este é o objetivo das iniciativas que serão implementadas em Cataguases com recursos da Energisa, em parceria com órgãos públicos da cidade, visando à incorporação de novas tecnologias para integrar e otimizar as operações municipais.

Umas das primeiras ações é a substituição de 351 pontos de iluminação pública de algumas ruas de Cataguases, que receberão lâmpadas de LED, referência em modernidade e qualidade em iluminação pública, principalmente por serem mais eficientes e duráveis, proporcionando melhor qualidade na prestação do serviço, deixando a cidade mais clara e iluminada.

Além da substituição das luminárias, será implantado também um sistema de telegestão, que permite o gerenciamento, monitoramento e controle da luminosidade. Com este sistema, a Prefeitura de Cataguases vai conseguir visualizar a luminária que está queimada ou acesa fora do período e verificar a voltagem e a corrente para realizar manutenções, além de garantir grande economia. Com a substituição das luminárias, a economia anual estimada nas despesas com consumo de iluminação pública será da ordem de R$ 170 mil.

Nesta semana, foi dada a largada para implantação do projeto com reunião para alinhamento visando o início das atividades de campo. O encontro contou com a presença de representantes da Prefeitura de Cataguases, da Energisa Minas Gerais e da Energisa Soluções.

Os investimentos, importantíssimos para a cidade, quase batem a casa dos R$ 700 mil. A conclusão do projeto, que integra o Programa de Eficiência Energética da Energisa, regulado pela Aneel, está prevista para dezembro deste ano, o que trará mais alegria para a população no período natalino.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da Energisa Minas Gerais