Domingo acontece mais uma edição do Kta Trail Run – corrida de montanha

Domingo acontece mais uma edição do Kta Trail Run – corrida de montanha

Acontece neste domingo, 27 de outubro, a partir das 8 horas, em Cataguases, a quarta edição do Kta Trail Run, corrida de montanha, com largada e chegada na Estação Ecológica de Água Limpa (Horto Florestal). O evento é uma iniciativa do professor e Personal training, Giovanni Groppo, e este ano vai contar com participação de atletas de renome no certame, conforme revelou. além deles, atletas de vinte cidades já confirmaram presença, revelou.

Este ano os principais percursos são de 26km e 10 km, além de uma corrida e caminhada de 4 km, dedicadas aos iniciantes no esporte. A programação começa no sábado, 26, das 17h às 19 horas, com entrega de kits aos atletas, além da realização, em seguida do Congresso Técnico sobre o evento, que vão acontecer na Academia Equilibrar Fitness, que fica na Avenida Humberto Mauro, 311, região central da cidade.

Conforme informou Giovanni (foto abaixo), no dia do evento, às 7 horas, os atletas vão retirar no local da prova o chip que vai controlar o tempo de cada atleta, bem como o momento da largada e chegada, além do número a ser afixado no peito, de uso obrigatório. A primeira prova será a corrida de 4 km, às 8 horas e, cinco minutos depois, começa a dos 26km e 10 km. De acordo com Giovanni, o principal objetivo é manter o padrão dos anos anteriores. “Acreditamos que a corrida é um esporte acessível, e nossa região é privilegiada em estradas e trilhas perfeitas para a prática do trail. Os três percursos contemplam as belezas naturais da cidade, sendo uma parte realizado dentro de uma estação ecológica, de pesquisa e tratamento de plantas. A prova passará por estradas vicinais e single tracks, além de uma possível travessia em riacho, matas fechadas e obstáculos naturais, como pedras e raízes de árvores”, detalhou.

Todos os participantes que completarem o desafio receberão medalha finisher, enquanto os cinco primeiros colocados das corridas e os três melhores de cada faixa etária, sempre nas categorias masculina e feminina, sobem ao pódio para receber troféu.

Estreia x experiência
Representantes de mais de 20 municípios estão confirmados, como Dona Euzébia, Descoberto, Ubá, Viçosa, Leopoldina, Visconde do Rio Branco, Itamarati de Minas, Santo Antônio de Pádua, Teixeira e Macaé (RJ). Entre os atletas que vão marcar presença está o experiente Ernani Souza (Clube Dom Pedro II), de Conselheiro Lafaiete – dono de um vasto currículo de provas e títulos no cenário nacional e internacional. “O principal motivo que me fez aceitar esse convite foi a oportunidade de conhecer novas trilhas, novas montanhas e, possivelmente, novos e diferentes adversários. Dou um crédito especial ao organizador, que vem se empenhando para entregar um evento de qualidade, segundo as informações que tive”.

Inscrito no trajeto longo, ele antecipa que as expectativas são altas. “Apesar de não conhecer a região e o tipo de trilha que iremos enfrentar, penso que teremos uma disputa intensa e possivelmente rápida, pois os 26km tem um desnível positivo inferior a 1.000 metros. Por outro lado, eu soube que Cataguases geralmente é uma cidade bem quente, e esse é um obstáculo a ser levado em consideração. Só quero curtir muito, mas um pódio entre os cinco primeiros seria bom”, destaca. Quem também confirmou presença foi Cesar Henrique Goldner Picinin, de Barbacena, integrante da equipe brasileira no Continental e World Skyrunning Champs 2020.

Fonte: Rumo Certo | Texto:Priscila Oliveira | Fotos: Organização do evento