Programas da Secretaria de Saúde promovem caminhada sobre o Outubro Rosa

Programas da Secretaria de Saúde promovem caminhada sobre o Outubro Rosa

Uma caminhada aconteceu na manhã desta quinta-feira, 24 de outubro, entre as praças da Chácara Dona Catarina e Rui Barbosa, no centro de Cataguases, para mobilizar e alertar a população sobre a Campanha Outubro Rosa, visa a conscientização sobre a importância da realização de exames de prevenção ao câncer de mama. O evento foi organizado pela Prefeitura, por meio das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e contou com grande participação de usuários desses serviços e da população em geral.

Criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle da doença. Anualmente, a data é lembrada com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Conforme explica o site do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor. O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Na caminhada desta manhã em Cataguases, o tema foi mais uma vez lembrado, sempre ressaltando a importância de se manter durante o ano uma agenda de exames de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo os organizadores, uma rotina de atividades físicas, muitas das quais são oferecidas por meio dos serviços de Atenção Básica do município, são fundamentais para a promoção da saúde e da qualidade de vida, criando em torno das unidades de saúde e seus programas uma rotina de frequência de usuários que muito contribui nas medidas de prevenção, na informação da comunidade e nos tratamentos em geral. Ao final, os participantes realizaram uma série de exercícios, na Praça Rui Barbosa, orientados pelos professores de Educação Física do NASF.

Da Redação com fotos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases.