UPA pode receber nome de médico cataguasense que fez história na Medicina

UPA pode receber nome de médico cataguasense que fez história na Medicina

A vereadora Maria Ângela Girardi apresentou e teve aprovado na sessão desta terça-feira, 22 de outubro, da Câmara Municipal de Cataguases, projeto de lei que faz homenagem a um dos maiores médicos brasileiros. Trata-se do cataguasense Alípio Corrêa Neto, cuja história profissional está intimamente ligada ao desenvolvimento da Medicina no Brasil. De acordo com o seu projeto de lei, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento – situada próximo à Policlínica Municipal, vai receber o nome deste destacado médico.

Conforme lembra Maria Ângela, o primeiro registro para resgatar o trabalho de Doutor Alípio e sua importância para a Medicina ocorreu quando ela ocupou a presidência da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases. “Naquela época registramos em livro o trabalho dos precursores da medicina em nossa cidade e nos deparamos com sua rica biografia”, revela. Para isso fez um grande trabalho de pesquisa e ouviu seus descendentes, que lhe forneceram informações sobre a vida de Doutor Alípio. “Reconhecer o seu trabalho é mais do que homenageá-lo, é elevar o nome de Cataguases também na Medicina”, destaca Maria Ângela, também médica.

Um pouco sobre Alípio Corrêa Neto
Nascido em Cataguases em 14 de janeiro de 1898 foi o primeiro presidente da Associação Médica Brasileira (1951/1955); Deputado Estadual e Secretário de Higiene da Prefeitura de São Paulo na administração Jânio Quadros. Escreveu mais de 70 trabalhos científicos e foi autor de vários livros. É também um dos fundadores da Escola Paulista de Medicina(EPM), em 1933. Foi reitor da USP na década de 50 e integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) como Major-Médico entre 1944 e 1945. Por mais de 40 anos dedicou-se à educação médica e principalmente à formação de professores. Dr. Alípio faleceu aos 90 anos em São Paulo, em 24 de maio de 1988.

Na foto principal desta matéria, juntamente com os vereadores estão o presidente da Sociedade de Cirurgia e Medicina de Cataguases, médico Joseph Freire, e Onitla Elena de Souza Corrêa, viúva do sobrinho de Doutor Alípio, que prestigiaram a sessão que aprovou por unanimidade dos presentes, o referido projeto de lei. Até o momento e com base nas pesquisas feitas por aquela vereadora, esta será também,  a primeira homenagem do município em reconhecimento a este ilustre cataguasense. O projeto de lei será agora enviado ao prefeito Willian Lobo de Almeida para ser sancionado. Leia a biografia completa de Doutor Alípio clicando aqui.