Alsol, Energisa e FIEMG firmam parceria com foco em energia renovável para empresas

Alsol, Energisa e FIEMG firmam parceria com foco em energia renovável para empresas

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Alsol Energias Renováveis, empresa do Grupo Energisa pioneira na implantação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede no Brasil e em atuação desde 2012, anunciaram nesta quarta-feira (09), em Belo Horizonte, uma parceria para fornecer às empresas associadas à entidade uma solução que mescla geração de energia limpa e renovável e descontos na conta de luz. No caso, a geração solar distribuída permitirá que empresários economizem sem fazer investimentos em infraestrutura. Trata-se de um produto desenvolvido especialmente para a FIEMG, visando oferecer alternativas para todos os seus filiados, sejam eles clientes de baixa ou de média tensão. Para isso, três grandes fazendas solares estão em fase de conclusão até o fim do ano.
Com este modelo de negócios, empresas não precisam ter os custos relativos ao investimento em placas solares ou dispor de espaços adequados à captação de luz do sol: elas podem participar de consórcios para alugar uma cota de uma usina solar, dimensionada de acordo com o histórico de consumo do cliente. Utilizando o Sistema de Compensação de Energia, a energia injetada na rede pela fazenda solar será descontada do consumo na fatura de energia do cliente, a partir da conversão em créditos de energia, que poderão ser utilizados por 60 meses, inclusive nos períodos de menor incidência solar e, consequentemente, de geração mais baixa.

“A Alsol é pioneira no Brasil em tecnologia de geração fotovoltaica, e esta solução garante às empresas uma economia que pode chegar a 26%, dependendo do ramo de atividade, do perfil de consumo e do plano contratado. Todos os empresários associados à FIEMG podem contratar o serviço, sejam clientes da Energisa ou da Cemig”, afirma o presidente da Alsol, Geraldo César Mota, ressaltando que o benefício pode resultar em um diferencial competitivo para as empresas mineiras.

Entre 2019 e 2021 serão construídas diversas fazendas solares no Estado de Minas Gerais direcionadas ao mercado de locação que resultam em 75 MWp de potência instalada, um investimento da ordem de R$ 300 milhões por parte da Alsol e do Grupo Energisa apenas no segmento de geração distribuída fotovoltaica. Além disso, mantendo a tradição de pioneirismo e inovação da Alsol, produtos já comerciais de armazenamento de energia e mobilidade elétrica serão disponibilizados aos seus clientes a partir de 2020, que conta hoje com mais de 2 MW de potência utilizando baterias de lítio.

Fazendas Solares
Fazendas solares são plantas de geração solar fotovoltaica instaladas em grande área, em que a energia gerada na área é creditada nas contas de energia dos clientes participantes de um consórcio, que podem contratar uma cota da usina ou toda ela. Esta solução serve, principalmente, a empresas que não pretendam investir em sistemas próprios de geração solar e/ou não tenham espaço físico para a instalação dessas estruturas. Esta alternativa vale também para empresas localizadas em prédios comerciais ou imóveis alugados.

Clientes das classes Comercial/Industrial B3 (com tensão inferior a 2,3 kV) e Industrial A4 Verde (tensão de 2,3 a 25 kV, em que são aplicadas tarifas diferenciadas de consumo de energia de acordo com o horário de utilização e os períodos do ano e uma tarifa única de demanda de potência) poderão participar do convênio. No modelo de negócio, a Alsol garante o desconto na conta de energia, mitigando o risco de o aluguel mensal ser maior do que a economia recebida. O percentual de desconto é fixo e se dá sobre a tarifa com impostos, desta forma o cliente só paga sobre o que receber de créditos de energia na fatura. Por este motivo, não é necessária a elaboração de balanços energéticos, apenas um contrato de locação. Outro diferencial é que os filiados podem se reunir em planos coletivos, viabilizando maiores descontos ao grupo e também maiores vantagens na renovação, que proporcionará condições de deságio ainda melhores ao longo do tempo.

Mota destaca que a capacidade da empresa está em plena expansão, o que garante segurança ao fornecimento. “Estamos concluindo as obras de mais três fazendas solares no estado, que serão conectadas à rede de energia até dezembro. Vale ressaltar que Minas Gerais é um dos estados com maior potencial de geração solar fotovoltaica no país, com alta incidência de radiação solar”, afirma.

O convênio entre a FIEMG e a Alsol será assinado no dia 23 de outubro, no Minas Trend, evento da indústria da moda em Belo Horizonte. A Alsol terá um estande no local para apresentar o serviço e fechar negócio com as empresas interessadas.

Segundo Mota, o grande diferencial desta parceria é a capacidade comprovada de execução e entrega da Alsol, que desde sua fundação em 2012 já entregou mais de 500 projetos pelo Brasil (30 MWp em operação e outros 35 MWp sendo conectados em 2019), e que conta ainda com todo o suporte de dois tradicionais grupos mineiros Energisa e Algar, acionistas da empresa, que que oferecem segurança aos associados da FIEMG e demais clientes mineiros.

Sobre a Alsol e o Grupo Energisa
Fundada em 2012 na cidade mineira de Uberlândia, a Alsol é uma empresa inovadora especializada em geração distribuída e utiliza diferentes fontes renováveis. A empresa se destaca pela inovação e pioneirismo em sua trajetória. Instalou o primeiro sistema fotovoltaico conectado à rede no Brasil e é precursora em armazenamento de energia por meio de baterias de lítio em larga escala. Atualmente conta com mais de 500 projetos em funcionamento. São cerca de 30 MWp de sistemas fotovoltaicos em operação e outros 35 MWp em implementação, além de 2,0 MW de biogás e mais de 2MW em baterias, gerando energia limpa e distribuída. Desde 2019, é controlada pelo Grupo Energisa.

Com 114 anos de história, o Grupo Energisa é o 5º maior em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. O Grupo atende a 7,8 milhões de clientes (o que representa uma população atendida de quase 20 milhões de pessoas) em 862 municípios em todas as regiões do Brasil. Com receita líquida anual de R$ 15,8 bilhões (ano 2018), o grupo gera aproximadamente 19 mil empregos diretos e indiretos.

Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um portfólio diversificado que engloba distribuição, geração, transmissão, energias renováveis, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de Call Center (Multi Energisa), comercialização de energia (Energisa Comercializadora) e soluções em energia distribuída (Alsol).

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da Energisa