Professores da Rede Municipal de Ensino de Cataguases iniciam Operação Tartaruga

Professores da Rede Municipal de Ensino de Cataguases iniciam Operação Tartaruga

Os professores da Rede Municipal de Ensino, que na quarta-feira, 09 de outubro, fizeram uma paralisação como forma de protesto na porta do Paço Municipal, pelo que consideram desrespeito da Administração para com os servidores (foto principal), anunciaram que a partir desta quinta-feira, 10, começa nas escolas do município uma Operação Tartaruga. O objetivo é mostrar ao prefeito a insatisfação dos trabalhadores com a forma como estão sendo tratados, conforme a direção daquela entidade divulgou antes de enviar ofício aos professores, nesta manhã, sobre o desdobramento do movimento.

Durante os protestos de quarta-feira, os educadores afirmaram que vão continuar exigindo o pagamento no quinto dia útil, bem como a liberação do Ticket Alimentação no dia 25 de cada mês, além do Vale Transporte, que é disponibilizado no 1° dia útil. Nesta quinta-feira, a Prefeitura divulgou que os salários dos servidores municipais vão começar a ser pagos sexta-feira, 11, apenas para trabalhadores que recebem até R$ 1.711,00 líquidos. Ela não informou quando vai terminar de quitar este compromisso com os servidores.

De acordo com o ofício do Sind-UTE aos professores, a Operação Tartaruga teve início nesta quinta-feira, 10, com redução da hora/aula para “trinta e cinco minutos nos quatro primeiros horários, e no último horário, com trinta minutos e um intervalo de dez minutos para merenda.” A categoria também continua em “Estado de Atenção de Greve”, conforme o mesmo ofício (nº 35/2019), que foi assinado por Raquel Sousa Silva, representante da Rede Municipal naquele sindicato.

A Administração Municipal vem alegando que os atrasos ocorrem por causa da dívida do Estado de Minas Gerais para com os municípios mineiros. O Governo Estadual voltou a repassar pontualmente os recursos para as prefeituras em março último e vem mantendo este compromisso em dia. A reportagem do Site do Marcelo Lopes fez uma rápida pesquisa em algumas cidades da Zona da Mata, e não encontrou informações de que estejam atrasando o pagamento de salários a seus servidores, apesar de também terem sido prejudicados pelo Governo de Minas com o não repasse de verbas.

Foto: Anderson Moura