Eduardo Mantovani recebe o Título Cidadão Benemérito de Cataguases

Eduardo Mantovani recebe o Título Cidadão Benemérito de Cataguases

O presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Alves Mantovani, recebeu da Câmara Municipal de Cataguases, o título de Cidadão Benemérito. A solenidade aconteceu nesta terça-feira, 1º de outubro, às 19 horas. A honraria é concedida pelo Poder Legislativo, uma vez por ano àquele que se destaca com ações e projetos que promovam o desenvolvimento de Cataguases. Mantovani, desde que assumiu o comando daquela empresa, vem se destacando por sua participação ativa nos diversos setores da sociedade, buscando alternativas para o progresso de Cataguases.

Entre suas ações destacam-se o envolvimento pessoal junto ao governo de Minas Gerais para a conclusão da chamada “Estrada da Empa”; teve atuação decisiva junto ao Grupo Energisa para implantar em Cataguases o Centro de Serviços daquela empresa que gerou cerca de 400 novos empregos na cidade; participa do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cataguases, o Codec, que desenvolve ações de médio e longo prazos visando o crescimento do município de forma perene e independente do viés político e, entre outros, tornou público, este ano, dois projetos inovadores que a Energisa está à frente, o Rio Pomba Valley e o Smart Cities.

Mantovani veio receber o Título acompanhado de sua esposa, mãe, irmãs e cunhado. Ele foi recebido na Casa pelo presidente, Ricardo Dias que o convidou a ocupar lugar na Mesa Diretora. Logo em seguida fez a entrega solene do Título de Cidadão Benemérito. Depois, cada vereador prestou sua homenagem ao agraciado, o parabenizando e citando detalhes de sua vida e até sua passagem por aquela Casa no período de 1983/88 quando foi vereador. Ricardo Dias, foi o último a falar e o chamou de “imprescindível” por conta de suas ações em prol de Cataguases. Para o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Mantovani é um homem “incansável na busca de melhorias para Cataguases e de alternativas que coloquem nossa cidade novamente em destaque em Minas Gerais”, frisou.

Em seu discurso, Mantovani revelou-se profundo conhecedor da história de Cataguases. Traçou uma linha do tempo em que mostrou o desenvolvimento do município, sempre marcado pela presença da indústria. Neste sentido, lembrou a chegada da Indústria Irmãos Peixoto e a fundação da então Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina, hoje Energisa, a construção do Hospital Cataguases e também das empresas Manufatora, Mineira de Papéis, Química Cataguases (hoje Bauminas), Zollern e Friatec. Disse ser esta a vocação de Cataguases: o crescimento e a inovação, e citou como exemplo o trabalho desenvolvido pelo Polo Audiovisual da Zona da Mata. Outras duas inovações, acrescentou, estão chegando agora: o Rio Pomba Valley e o Smart Cities, dois projetos que a Energisa está impulsionando e que serão o novo eixo do desenvolvimento da cidade e região.

Ele também citou a conclusão da “Estrada da Empa” como essencial para o futuro do município, e disse que até o início de 2020 o governo de Minas deverá iniciar as obras no local. Sobre o Codec, disse ser uma iniciativa coadjuvante, “que caminha ao lado da administração municipal, independente do matiz partidário, na busca de projetos empresariais de sucesso que possam ser implantados aqui”, afirmou. Ele lembrou ter ido a Maringá, interior do Paraná, para conhecer programa que inspirou o Codec e disse que se Cataguases conseguir repetir o sucesso lá alcançado vai voltar a vivenciar um longo período de desenvolvimento. Antes de encerrar, e emocionado, agradeceu à Câmara Municipal a outorga daquela honraria e também aos seus familiares o apoio que, conforme revelou, “me fizeram chegar até aqui.”