Poesia de aluna de 10 anos representa Cataguases na Olimpíada da Língua Portuguesa

Poesia de aluna de 10 anos representa Cataguases na Olimpíada da Língua Portuguesa

O poema “O lugar onde vivo”, da aluna Thaís Coelho Martins, de 10 anos de idade, e que está no 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Coronel Vieira, foi o escolhido para representar Cataguases na etapa estadual na sexta edição da Olimpíada da Língua Portuguesa. Até o dia 11 de outubro próximo, Thaís saberá se sua poesia estará entre as que vão concorrer junto com as dos outros estados da federação. A informação foi dada pela diretora daquela escola, Dirceia do Carmo Godinho, incentivadora da participação dos seus alunos naquela Olimpíada.

Thaís é aluna da professora Cristiana Rodrigues Torres que, conforme, revelou, “me incentivou muito para escrever a poesia e depois fez a correção”, disse. Ela, que nunca tinha se dedicado a escrever poemas, disse ter gostado da experiência. “Eu escrevi e depois fiquei corrigindo, relendo, vendo se podia melhorar, se tudo o que eu quiz dizer estava lá. Depois minha professora corrigiu a pontuação e enviamos o poema para a etapa municipal da Olimpíada da Língua Portuguesa”, completou a jovem poetisa. Cristiana explicou que inicialmente Thaís ficou insegura em participar, mas a incentivei porque sabia de seu talento. Na sala dela, além de sua poesia, tivemos outras duas de muita qualidade que representariam nossa cidade com a mesma grandeza”, disse.

Simpática e comunicativa, Thaís Martins não esconde a felicidade de estar representando Cataguases na etapa estadual da Olimpíada. E demonstra humildade ao falar da possibilidade de ter sua poesia selecionada. “Eu torço muito para isso acontecer, mas sei que temos muitas poesias lá e não vai ser fácil escolher a melhor. Se for a minha vou ficar muito feliz, mas se não for, não vou ficar triste”, promete. Dirceia revela que mobilizou toda a escola para participar da Olimpíada da Língua Portuguesa para “valorizar o conhecimento e aprimorar a leitura e a produção de textos”, e que Thaís correspondeu porque “não só ela, mas toda a sua família esteve ao lado dela durante a fase de criação de seu poema. Isso, tenho certeza, lhe ajudou bastante”, afirmou a diretora.

Veja o poema de Thaís Coelho Martins que pode ser escolhido para representar Minas Gerais nesta categoria da Olimpíada da Língua Portuguesa.

O lugar onde vivo

O lugar onde vivo
é uma cidade do interior
bonita, aconchegante
e as pessoas não guardam rancor.

O lugar onde vivo
não é perto do litoral
mas tem praça, cinema
e tudo é fenomenal!

O lugar onde vivo
foi abençoado pela natureza;
tem árvores, flores, pássaros
Ahhh! Quanta beleza!

O lugar onde vivo
parece uma cidade encantada,
não é à toa que é chamada
de Princesinha da Mata!