Grupo da UEMG Leopoldina busca recursos para apresentar projeto no Chile

Grupo da UEMG Leopoldina busca recursos para apresentar projeto no Chile

A professora cataguasense, Camila Lopes Cravo de Lacerda, Doutora em Educação pela PUC-Rio, está coordenando o projeto de extensão universitária na unidade da UEMG em Leopoldina com o tema “Não, não gostamos de ter medo! Conversando sobre a violência contra mulher/meninas nas escolas”. Este trabalho foi, recentemente, aprovado para ser apresentado no IV Congresso de Extensão Universitária da Associação das Universidades do Grupo de Montevideo, que vai acontecer em Santiago, Chile, nos dias 4, 5 e 6 de novembro.

O Congresso é uma atividade extensionista e durante o evento as seis alunas da UEMG Leopoldina orientadas por Camila, farão a apresentação de um Artigo Acadêmico que, depois, será publicado em livro e fará parte dos anais daquele Congresso, o que comprova a seriedade e importância do trabalho desenvolvido, de acordo com aquela professora doutora. Camila defende a iniciativa afirmando que “o alcance do Projeto é replicável a outras escolas e municípios, e um grande passo para este processo é o já obtido reconhecimento internacional”, afirma.

Desde sua criação o projeto coordenado pela professora doutora Camila Lacerda visitou 18 escolas e teve a participação de 183 professores em Leopoldina. Ela explica que a proposta é desenvolvida por meio de oficinas conduzidas por seis alunas do curso de Pedagogia da UEMG-Leopoldina tendo como tema a violência sexual contra crianças e adolescentes, além de abordar também formas de identificação e encaminhamento legal/denúncia e dialogar com os demais órgãos que compõem a rede de atendimento e proteção a estas pessoas. “Nosso objetivo é contribuir para o fortalecimento dessa rede”, completa Camila.

Apesar da grande relevância do projeto no dia a dia das comunidades e o seu precoce reconhecimento internacional, a equipe envolvida está buscando patrocínio para poder viajar a Santiago. Segundo informa Camila, “o time responsável está realizando atividades para angariar fundos para custear a viagem, porque o Estado só paga as despesas de um dos representantes. Neste sentido estamos abertos a patrocínios que serão muito bem-vindos”, acrescenta. Outras informações sobre como contribuir para que o projeto seja apresentado no Chile podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]. e pela conta no Instagram @naogostamosdetermedo.

Foto: Reprodução O Vigilante Online