Prefeitura de Ubá vai apresentar seu Plano de Mobilidade Urbana

Prefeitura de Ubá vai apresentar seu Plano de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de Ubá, através da Divisão de Trânsito da Secretaria de Ambiente e Mobilidade Urbana, realiza dia 24 de setembro, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal, Audiência Pública de apresentação do Plano de Mobilidade Urbana do município (PlaMob-Ubá). A reunião é aberta a toda população.

O objetivo do encontro é apresentar o planejamento das atividades do PlaMob-Ubá e leitura comunitária sobre os problemas de mobilidade no município. Além disso serão definidas as regras para eleição dos membros do Núcleo Gestor, assegurando a participação de todos os segmentos da sociedade civil no processo.

A Audiência Pública será dividida em duas etapas. A primeira serão apresentados os principais conceitos e referências, o processo de trabalho a ser desenvolvido e um resumo do Planejamento das Pesquisas. Já a segunda fase o plenário poderá sugerir novas proposições ainda não contempladas no planejamento do trabalho.

As propostas surgidas durante aquele evento serão identificadas segundo a atividade, grupo de origem, eixo, tema e pertinência ao escopo do PlaMob-Ubá. Todas as sugestões serão registradas para que ao término do projeto seja possível construir um caderno de propostas que possibilite a visualização da trajetória participativa no trabalho.

Plano de Mobilidade Urbana de Ubá – PlaMob-Ubá
O Plano de Mobilidade Urbana de Ubá (PlaMob- Ubá) está sendo desenvolvido pela empresa TECNOTRAN. Ele será um importante instrumento orientador das ações em transporte coletivo, individual e não motorizado que deverão ser conduzidas pela Prefeitura para atender às necessidades atuais e futuras de mobilidade da população ubaense.

A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Ubá, estruturado de acordo com o especificado na Lei Federal 12.587/2012, contempla ações imediatas, de curto, médio e longo prazos. Apresenta ainda um Plano de Investimento em etapas com a aplicação dos recursos financeiros à medida que ele for sendo implementado, e o Relatório Final, com a consolidação do diagnóstico do sistema de mobilidade e de um prognóstico a este respeito, um plano de gestão da demanda e diretrizes para a melhoria da oferta, além do plano para otimizar esta realidade, bem como as alternativas geradas.

Também fará parte do PlaMob-Ubá a elaboração da minuta do projeto de lei que será apresentado ao Legislativo Municipal.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubá | Foto: Reprodução TV Integração.