Prefeitura comunica caso suspeito de sarampo em Além Paraíba

Prefeitura comunica caso suspeito de sarampo em Além Paraíba

A Coordenadoria em Vigilância em Saúde de Além Paraíba divulgou quarta-feira, 29 de agosto, comunicado oficial em que revela a existência de um caso suspeito de sarampo naquele município. Conforme o texto, o paciente não foi contaminado pela doença em Além Paraíba porque no período provável do contágio ele teria estado em duas outras cidades “com circulação comprovada do vírus”. O texto informa também que “já foram realizadas ações de intensificação vacinal nos locais por onde o caso suspeito circulou.”

De acordo com o Comunicado se o diagnóstico for positivo para Sarampo, o caso não está mais no “período de transmissibilidade”. Além disso, continua o texto, todas as pessoas que mantiveram contato com a pessoa suspeita de estar com Sarampo “estão e permanecerão sob acompanhamento de nossa equipe, pelo tempo recomendado pelo Ministério da Saúde, devido possibilidade da aparição de casos suspeitos secundários”, assegura. A Nota reafirma ainda que a única forma de evitar o Sarampo é por meio da vacina.

O texto que é assinado por Juliana Mariano, Coordenadora da Vigilância em Saúde de Além Paraíba, solicita ainda a “colaboração dos profissionais de saúde do município para que estejam atentos aos casos suspeitos de sarampo e comuniquem ao setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde ou Coordenação de Vigilância em Saúde para que as medidas para contenção do vírus sejam tomadas em tempo hábil.”

Conforme explica o Comunicado, caso suspeito de sarampo é quando a pessoa apresenta febre e exantema maculopapular, acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e situação vacinal. Todo individuo é considerado como caso suspeito se tiver feito viagem ao exterior nos últimos 30 dias, ou tido contato com alguém que viajou para locais com circulação do vírus do sarampo, no mesmo período.

Fonte: Prefeitura de Além Paraíba