FIC vai promover palestra sobre Cataguases 2030

FIC vai promover palestra sobre Cataguases 2030

Na quarta-feira, 04 de setembro, às 19h, no anfiteatro do Colégio Cataguases, será realizada uma palestra seguida de debate com Diego Gazola, empreendedor do negócio social Muda de Ideia. O encontro trará, de forma lúdica, exemplos de projetos inovadores de engajamento para a introdução dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto de Cataguases.

Os 17 ODS é uma agenda mundial fomentada pelas Nações Unidas para o alcance até 2030 de 169 metas que compõem os macro desafios globais do Planeta. Cada território tem sido mobilizado para se perceber parte do todo e desta forma trabalhar por meio de indicadores com dados locais.

Gazola é publicitário de formação e mobilizador social por vocação. Participou das Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas na Dinamarca (COP15), no México (COP16), África do Sul (COP17), Brasil (Rio+20) e na França (COP21). Integrou o lançamento dos 17 ODS no Brasil no ano de 2015 por meio de uma ação que conectou carroceiros de resíduos recicláveis e ciclistas no Largo da Batata em São Paulo. Em 2016 desenvolveu o projeto “Laranjas dos ODS” em Montenegro-RS, em que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ganharam as ruas da cidade gaúcha.

Outras ações mais recentes pelos 17 ODS foram o alinhamento do festival de cidadania Virada Varginha ao programa das Nações Unidas e a realização do engajamento local do projeto itinerante Caminhão Conhecendo os ODS nas cidades de Joinville-SC, Manaus-AM e Rio Claro-SP.

Durante a palestra, cujo tema será “Gameficação de Cidades, de verdade”, o palestrante vai compartilhar suas primeiras impressões sobre Cataguases, município que até então nunca havia visitado. A intenção é de que a partir desta interação, seja criada uma agenda para a continuidade das possibilidades de fomento a uma rede local em prol dos 17 ODS na cidade.

O evento será realizado através da parceria entre a FIC e o IF Sudeste MG e tem entrada gratuita, sem necessidade de confirmação prévia de presença. Mais informações pelo telefone (32) 3421-3109.