Projeto Feliz é Quem Toca realiza apresentações do primeiro semestre

Projeto Feliz é Quem Toca realiza apresentações do primeiro semestre

Com o sucesso e a emoção de sempre, foram realizadas em julho as apresentações de fim do primeiro semestre do Projeto Feliz é Quem Toca. Durante os três dias de espetáculos, divididos entre a Praça Rui Barbosa e o Centro Cultural Humberto Mauro, o grande e receptivo público aplaudiu com entusiasmo os participantes.

O Projeto contou com nove turmas no primeiro semestre, oferecendo gratuitamente 280 vagas para aulas de Percussão, Teatro, Capoeira, Dança e Audiovisual, ministradas, respectivamente, pelos professores Rogério Tumati, Miriam Gaspar, Maycon Chinês, Fabiano Banna e Renatta Barbosa.

O Feliz é Quem Toca, realizado pelo músico Rogério Tumati tem Produção Executiva de Patrícia Barbosa, patrocínio da Bauminas e apoio da Fundação Simão José Silva, sendo executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais – CA 0345/001/2017.

Apresentações promovem o resgate da memória e celebram a alegria de viver
O Módulo de Percussão, a cargo do professor Rógerio Tumati, idealizador do projeto, mostrou o Show Vai Tocar no Rádio!, com a Rádio FM 99,9% Feliz convidando o público a participar de um programa ao vivo. “O ouvinte liga, pede a música e a Banda Feliz é Quem Toca ‘Vai Tocar no Rádio’ atende aos pedidos ao vivo, diretamente dos estúdios da nossa Rádio FM 99,9% Feliz”, explica Tumati. O resultado foi muita música, energia e alegria.

A festa continuou com o Módulo “Feliz é Quem Ginga”, dos alunos de Capoeira do professor Maycon Vilela (Chinês) e sua mistura de arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. “O propósito deste projeto é resgatar um pouco dessa cultura afro-brasileira através da nossa capoeira”, explica Chinês.

Em seguida foi a vez dos alunos do professor Fabiano Banna, responsável pelo Módulo “Feliz é Quem Dança”. Com uma apresentação em ritmo de celebração, encantaram o público com muito ritmo e sincronicidade. “Com o show Quem Dança seus males espanta, procuramos mostrar que mesmo em tempos difíceis é preciso celebrar! Celebrar as conquistas, o amor, a amizade, a vida. Afinal, dançar faz bem para o corpo e, principalmente, para a alma”, garante Fabiano.

Já no Centro Cultural Humberto Mauro os integrantes do Módulo “Feliz é Quem Drama”, sob a batuta da professora Miriam Gaspar, apresentaram o espetáculo Jogo dos Erros, inspirado na peça “Os Menecmos” do comediógrafo latino Plauto, escrita dois séculos antes de Cristo. O nome é uma referência aos personagens principais, os irmãos gêmeos idênticos – Menecmo e Sósicles – que foram separados durante a infância. Na tentativa de Sósicles, já na vida adulta, reencontrar o irmão, uma série de cômicos mal entendidos é gerada.

“Colégio Cataguases – Uma História Moderna”
As apresentações do primeiro semestre tiveram um fecho de gala com a exibição do curta “Colégio Cataguases – Uma História Moderna”, produzido pelos alunos da professora Renatta Barbosa (foto abaixo), do Módulo “Feliz é Quem Filma”. Em 16 minutos foi condensada a história de mais de 100 anos do Colégio que marcou a educação, a história e o pioneirismo da arquitetura moderna de Cataguases. Renatta conta que durante as oficinas de roteiro, “nos vimos dentro de um espaço incrível, centenário, repleto de historias e resolvemos aproveitar o que tínhamos na mão para gravar um documentário sobre o colégio”, disse. Ela explica:

– Foi feito um trabalho profundo de pesquisa e entrevistas. Cada coisa que a gente descobria, se desdobrava para outra história, e outra, e outra… Ficamos envolvidos. Fomos no Demphac (Departamento Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico), onde tivemos acesso a fotos e jornais da época. O mais difícil foi resumir tudo em 16 minutos, porque tínhamos material para uma obra seriada, a história é muito interessante e longa. O resultado agradou em cheio, afirma Renatta. “Foi, enfim, uma experiência linda, eu e meus alunos ficamos muito envolvidos. O objetivo era fazer um documentário leve e divertido pois o nosso público alvo principal é o adolescente e o jovem que estuda lá e que mora em Cataguases. Queríamos trazer significado para aqueles signos que estão em volta deles”, finaliza.

Veja mais fotos das apresentações do projeto na galeria abaixo.

Fotos: Projeto Feliz é Quem Toca