Músico de Cataguases é premiado no festival de Viola de Piacatuba

Músico de Cataguases é premiado no festival de Viola de Piacatuba

A noite de sexta-feira, 26 de julho, em Piacatuba, recebeu violeiros de todas as regiões do país para mais uma edição de seu concorrido festival de viola. Vinte canções foram selecionadas nas duas etapas do evento – Regional e Nacional – sendo que se apresentaram oito na primeira e dez na segunda, com duas ausências. O Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia está em sua 16ª edição e é produzido e coordenado pela produtora cultural Maria Lúcia Braga e patrocinado pela Energisa e Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Com participantes de alto nível nas duas etapas e canções belíssimas, que mostram a força e a vitalidade da música de viola, também conhecida como “música raiz”, não é difícil entender o motivo pelo qual este festival se mantém como um dos mais respeitados do Brasil. Além dos poucos que ainda sobrevivem, o de Piacatuba, consegue manter-se fiel à suas origens e na preservação da cultura musical que a viola promove. Outro detalhe que chamou a atenção no Festival é a presença de participantes jovens que, inclusive, ganharam prêmios com os da foto acima, campeões na etapa nacional.

Única dupla feminina de intérpretes na etapa nacional do Festival, Fábia e Débora, mostraram ao público dois timbres de voz privilegiados. Oriundas de Matipó/MG, começaram a se apresentar profissionalmente há apenas dois meses e este foi o segundo festival do qual participaram. E logo na primeira experiência, ocorrida recentemente em Santo Antônio do Grama, faturaram o troféu do Júri Popular. Desta vez não levaram nenhum prêmio para casa, mas vão cumprir uma agenda corrida nos próximos dias, contou Fábia.

Outra dupla de jovens músicos, que não levou prêmio, mas deu a um deles o troféu de melhor violeiro na categoria nacional foi Lucas Salles e Marconi, que vieram de Viçosa. Marconi (à direita na foto acima), tocou também sua viola quando Ramon e Rosado interpretaram a canção “No lugar que tem Violeiro” e, por isso, foi escolhido. Na etapa regional o mesmo troféu foi para o violeiro da canção “Chão de Barcarola” que também foi a campeã na categoria regional. A segunda colocada nesta mesma categoria foi “A matéria humana”, e a terceira ficou com “O beija-flor e a flor de jambo”, do cataguasense, Marcos Alves que, junto aos músicos que se apresentaram a seu lado, comemorou bastante (foto principal).

A grande vencedora da noite na categoria nacional foi a canção “Viola de Aroeira”, de uma jovem dupla se Uberlândia, e a vice-campeã foi “Francisco” (foto acima). Já a terceira colocada foi para “No lugar que tem violeiro”, de Ramon e Rosado. Os troféus foram entregues pelo gerente de projetos da Energisa, José Maria de Almeida, Gioreli Souza, vice-presidente de Distribuição da Energisa, Djalma Dutra, administrador financeiro do projeto do Festival e Eduardo Alves Mantovani, presidente da Energisa Minas Gerais. A noite ainda reservou duas homenagens a parceiros do festival na área de gastronomia, Rita e Eduardo. Ela proprietária de um restaurante e ele, cozinheiro em outro estabelecimento e que todos os anos contribuem para o sucesso do evento, conforme salientou Maria Lúcia Braga.

Encerrou a programação da sexta-feira, o show de João Ormond e sua viola pantaneira, que fez um show mesclando canções de sua autoria e sucessos de outros compositores. O Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia prossegue neste sábado, 27, com show de Rodrigo D`Sá e os Serafins, com participação de Jefferson Gonçalves e depois apresentação de Miltinho Edilberto, fechando a noite. Além disso, durante o dia estão acontecendo diversas oficinas e exposições.

 

Veja mais fotos na galeria abaixo.

Fotos exclusivas Site do Marcelo Lopes