Economia Criativa é tema de painel promovido pelo Codec

Economia Criativa é tema de painel promovido pelo Codec

O Conselho de Desenvolvimento de Cataguases – Codec – realizou na tarde desta sexta-feira, 26 de julho, no Centro Cultural Sicoob Coopemata, um Painel sobre Economia Criativa e Turismo. O objetivo é fortalecer o setor que é representado naquele órgão por uma Câmara Técnica, conforme informou o presidente daquela entidade, Humberto Lanzieri. Participaram do encontro, empresários ligados ao setor de Turismo e profissionais da área, bem como representantes do poder público.

Para tratar do assunto foram convidados Regina Faria e César Piva, que detalharam o papel da Economia Criativa para os municípios. Primeira a abordar o tema, Regina é pós graduada em gestão de negócios e atualmente ocupa a diretoria de Economia Criativa na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Além disso atuou por dezoito anos no Sebrae Minas como gestora de Economia Criativa. Ela falou sobre o significado do impacto da Economia Criativa no desenvolvimento da cidade e dos negócios e sua relação com o Turismo que, na prática, “é uma soma muito estratégica para o desenvolvimento das cidades”, afirmou.

Termo usado para designar atividades econômicas onde a criatividade é a mola propulsora daquele negócio, Economia Criativa está diretamente ligada a todos os setores vinculados à Cultura, da Moda, Design, Arquitetura, Tecnologia e Inovação, explica Regina. “Por que é importante isso?”, questiona, respondendo em seguida: “A partir do ato criativo se movimenta toda uma cadeia produtiva, por isso o nome Economia Criativa. O músico quando compõe uma canção, e a partir deste ato criativo, ele grava um CD, faz um show, contrata músicos, figurinos, e ativa uma série de negócios que parece pequeno, mas movimentou uma cadeia produtiva muito extensa”, explica.

Cataguases é uma das finalistas a receber o título de Cidades Criativas da Unesco, que vai colocar a cidade ao lado de outras no mundo que vivem e respiram muito bem a Economia Criativa permitindo intercâmbio, formações técnicas, trocas, além de elevar o nome de Cataguases a outro patamar em nível internacional, apontou Regina ainda em seu pronunciamento. Em seguida, o gestor do Polo Audiovisual da Zona da Mata, César Piva, contou sobre a sua experiência em Diamantina, ainda na década de 90, quando se preparava para receber o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

César, que é um dos responsáveis pela montagem da Câmara Técnica de Turismo do Codec, revelou que serão três eventos nesta área a fim de mobilizar a sociedade sobre a perspectiva da Economia Criativa com o Turismo, a Cultura, e demais setores. Ele contou sobre sua participação, no final dos anos noventa, no planejamento para o Tombamento como Patrimônio Cultural da Humanidade de Diamantina. “Foram cinco anos de trabalho para chegar ao título e, depois, presenciar a mudança que isso provocou na vida da cidade. Eu acompanho de perto a realidade de lá e sei em que eles ainda precisam avançar, e essa experiência traz para gente uma reflexão sobre o tipo de turismo que queremos e a perspectiva que a gente pode apontar para que a gente tenha, efetivamente, um resultado grandioso para Cataguases que tanto merece”, explicou César Piva.

O presidente do Codec, Humberto Lanzieri, destacou a importância das Câmaras Técnicas no âmbito do Codec que, conforme informou, já estão trabalhando. Nesta tarde, acrescentou, “a gente vai mobilizar as pessoas envolvidas com o Turismo para que possam se agregar à Câmara Técnica a fim de nos próximos dias, elejam seu presidente e deem início ao trabalho visando buscar projetos para alavancar o setor no município, porque o Turismo é uma grande alavanca na geração de receitas”, revelou. Este evento também teve como objetivo mostrar onde o Estado se insere neste contexto, bem como o Polo Audiovisual, “e vamos ressaltar a importância deste momento em que estamos vivendo, sensibilizando os participantes para continuarem este trabalho e produzindo projetos para o setor, como eu já disse, para que possamos ir atrás dos recursos e das parcerias”, completou Humberto.