Comandante da Polícia Militar dá dicas de segurança para o cidadão

Comandante da Polícia Militar dá dicas de segurança para o cidadão

O cuidado com os bens pessoais é o princípio para evitar a ação de pessoas mau intencionadas e prejuízos muitas vezes irreparáveis. Exemplo neste sentido foi registrado segunda-feira, 22 de julho, em Dona Euzébia, pelo comandante do Destacamento da Polícia Militar, sargento Santoro, que viu uma motocicleta estacionada na rua, destrancada, com o capacete do condutor pendurado ao guidon e com a chave na ignição, conforme contou o tenente Weslley, comandante do 2º Pelotão da PM.

Segundo aquele comandante sargento Santoro entrou em contato com o proprietário do veículo, que lhe informou estar trabalhando no imóvel onde sua moto estava estacionada em frente, alegando que apesar disso estava olhando o veículo com frequência. O sargento, então, aproveitou para lembrá-lo sobre dois recentes furtos de motocicletas ocorridos naquela cidade, em situação semelhante à dele, além de dizer ser comum muitos proprietários culparem a PM pela falta de segurança quando também podem colaborar para melhorar esta realidade na sua cidade.

Tenente Weslley lembra que Segurança Pública, conforme prevê a Constituição Federal, é dever do Estado e responsabilidade de todos. “A parceria polícia/sociedade é fórmula de sucesso para uma sociedade mais segura”, afirma. Logo, algumas medidas no auxílio a prevenção criminal são importantes e devem ser tomadas pelo cidadão. Dentre elas, destaca:

– Procurar não andar com grandes quantias de dinheiro;
– Deixar carros e motos trancados, nunca com a chave na ignição, mesmo que o período de afastamento seja pequeno;
– Em locais com aglomeração de pessoas, como festas, bailes, etc, não andar com celulares e carteiras no bolso de trás da calça. As mulheres, preferencialmente, deverão trazer as bolsas na parte da frente. Essas medidas evitam que sorrateiramente, infratores subtraiam esses bens;
– Não deixar bolsas, carteiras, celulares e/ou outros objetos de valor em cima de bancos ou painel de veículos. Isso chama a atenção de infratores e pode ser alvo de arrombamentos.
– Sempre que notar alguém estranho, não exite em ligar para a Polícia Militar. Tenha confiança e seja um parceiro, denunciando aqueles infratores da sociedade.