Candidatos já podem pedir gratuidade de inscrição para Processo Seletivo

Candidatos já podem pedir gratuidade de inscrição para Processo Seletivo

Quem deseja estudar no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) no ano que vem já pode solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Processo Seletivo 2020.1. O período para fazer o pedido foi aberto na segunda-feira (15 de julho) e seguirá até 16 de agosto. Estudantes ou ex-estudantes de instituições públicas ou filantrópicas e bolsistas integrais de escolas privadas podem exercer o direito de não pagar a taxa, desde que façam a solicitação, de acordo com as normas previstas em edital, no período estabelecido.

O documento que traz todos os detalhes sobre regras e prazos está disponível em copese.ifsudestemg.edu.br. Os interessados em cursos técnicos concomitantes devem comprovar que cursaram do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em escola pública (ou instituição filantrópica, ou como bolsista integral na rede privada), enquanto aqueles que desejam fazer um curso técnico subsequente devem comprovar que concluíram o Ensino Médio (todos os anos – 1° ao 3° ano) em escola pública (ou instituição filantrópica, ou como bolsista integral na rede privada) ou (se ainda estiver cursando) estar concluindo o último ano do Ensino Médio em escola da rede pública, desde que tenha cursado todos os anos anteriores em escola pública (ou instituição filantrópica, ou como bolsista integral na rede privada).

Os documentos necessários para efetivar a solicitação são os seguintes: histórico escolar (ou declaração) que comprove que o estudante cursou o ciclo necessário em escola pública (ou instituição filantrópica, ou como bolsista integral na rede privada) e informe em que ano ele está matriculado (se for o caso); cópia do CPF do próprio candidato; requerimento de isenção da taxa de inscrição, que está disponível tanto no site da Comissão de Processos Seletivos quanto impresso, nas secretarias das unidades participantes.

O IF Sudeste MG – Campus Avançado Cataguases – ofertará os cursos técnicos em Administração, Informática, Qualidade e em Multimídia. Requisitos para ingresso: ter concluído o Ensino médio ou estar cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio
Ensino público, gratuito e de qualidade. O IF Sudeste Campus Avançado de Cataguases funciona no segundo andar prédio do Colégio Cataguases, no Bairro Granjaria. Contato pode ser feito pelo telefone (32) 9 8469-7528, pelo e-mail [email protected] e também por meio da página da instituição no Facebook: @ifsudestemgcataguases e no Instagram: ifsudestemg. O interessado ainda pode acessar a homepage no endereço www.cataguases.ifsudestemg.edu.br.