Blitz Educativa conscientiza sobre o pagamento do IPVA

Blitz Educativa conscientiza sobre o pagamento do IPVA

A Administração Fazendária do Estado de Minas Gerais, por meio de sua agência em Cataguases, realizou na manhã desta segunda-feira, 15 de julho, em alguns pontos da cidade, uma blitz educativa visando conscientizar motoristas sobre a importância de pagar o IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – em dia. A iniciativa contou com a participação da Polícia Militar que orientou o trânsito e conferiu a documentação dos veículos.

De acordo com Maria do Carmo Vale Neto Machado, chefe da Administração Fazendária em Cataguases, esta blitz acontece todos os anos em Minas Gerais, com o objetivo de reduzir a inadimplência referente a este imposto. Ela lembra que quarenta por cento do valor do IPVA fica diretamente no município, “o que contribui significativamente para trazer melhorias para a população. Além disso, completa, seu não pagamento acarreta o pagamento de multa e juros, fica impedido de obter o licenciamento do veículo e tem o seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes de Minas Gerais”, explica.

Cataguases possui uma frota de 32.086 veículos (dados de junho de 2019), entre automóveis, caminhões, caminhonetes, motocicletas, motor-casa e ônibus. Até junho de 2019 a inadimplência era de 14% (4.492 veículos), conforme dados revelados pela própria Administração Fazendária. O montante, de acordo com Maria do Carmo, “é elevado para os padrões do Estado, por isso também a necessidade de reforçar campanhas de conscientização sobre o pagamento deste imposto”, analisa.

O IPVA equivale entre 1% e 4% sobre o valor de mercado do veículo. O seu pagamento pode ser feito à vista com desconto de 3% ou em três parcelas consecutivas, sem desconto, nas agências bancárias informando o Renavam do veículo ou com a Guia de Arrecadação emitida através da página da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, no site www.fazenda.mg.gov.br.