Curso de Ciências Contábeis da FIC alia teoria e prática

Curso de Ciências Contábeis da FIC alia teoria e prática

A FIC – Faculdades Integradas de Cataguases – está com inscrições abertas para o seu vestibular de segundo semestre, inclusive para o curso de Ciências Contábeis. Os interessados podem acessar o site da instituição (www.vestibular.unis.edu.br) e agendar sua prova. A Fic recebeu nota 4 do MEC e é uma das melhores faculdades do Brasil de acordo com a revista Exame.

O curso de Ciências Contábeis da FIC trouxe para Cataguases uma proposta inovadora, com base no conceito do contador empreendedor que utiliza as tecnologias para execução de suas tarefas de forma ágil e inteligente com uma performance voltada para a gestão dos negócios. A fórmula é possuir diferenciais competitivos com laboratórios de ensino usando metodologias ativas e tecnologia de ponta, softwares usados no mercado e ênfase ao uso das ferramentas do governo eletrônico, além de um corpo docente altamente capacitado. A explicação é do professor mestre, Jesusimar de Oliveira Dornelas, coordenador do curso.

Ao ingressar no Curso de Ciências Contábeis, o aluno vai conhecer o sistema de Nota Fiscal Eletrônica e a sequência dos speds usados para informar ao governo toda sequência de operações das empresas, bem como a todas as disciplinas e diretrizes sugeridas pelo Conselho Federal de Contabilidade, acrescenta Jesusimar. Outro ponto positivo para os alunos do curso, conforme lembra aquele professor, é que este curso foi o primeiro na região a implantar – em parceria com a Receita Federal – o Núcleo de Apoio Fiscal, onde os alunos monitorados por um professor auxiliam pessoas que necessitam de serviços junto aos órgãos do governo.

Inaugurado no final de 2018, as atividades tiveram início em fevereiro deste ano e os alunos que participam deste projeto foram selecionados através de edital. Eles têm acesso à plataforma da Receita onde há um grande número de vídeo aulas preparadas pela equipe daquele órgão federal, além de contar com uma rede de apoio na própria plataforma. Os atendimentos acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 16h as 18h, durante o período de aulas, informa Jesusimar.
No período de março a abril deste ano, os alunos de Ciências Contábeis fizeram plantão para elaboração de Declaração de Imposto de Renda de pessoas físicas, com rendimento anual de até 40 mil reais. A experiência já utilizada em outras unidades do grupo vem reforçar a união entre teoria e prática propiciando o melhor modelo em formação, um conceito onde todos ganham, alunos, comunidade e a instituição. Além isso, eles também participam de diversas outras ações como palestras, elaboração de estudos interdisciplinares, atividades de extensão e responsabilidade social.

Em junho último, os alunos do Curso de Ciências Contábeis da FIC, participaram FESTIC – Feira de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação de Cataguases – expondo o resultado de seus trabalhos acadêmicos. Neste segundo semestre, além dos atendimentos, eles vão desenvolver atividades para estimular as doações ao Conselho da Criança e do Adolescente através de renúncia fiscal, orientando pessoas físicas e jurídicas em como proceder neste sentido. Jesusimar Dornelas, por fim, ressalta que este curso é, também, uma excelente oportunidade para alunos formados em Administração e que buscam uma segunda graduação, pois são aproveitados créditos do primeiro curso o que permite se formar em três anos.

Fotos: Arquivo FIC