IF Sudeste em Cataguases abre vagas para quatro cursos profissionalizantes

IF Sudeste em Cataguases abre vagas para quatro cursos profissionalizantes

O campus avançado do IF Sudeste em Cataguases está abrindo inscrições para quatro cursos profissionalizantes na modalidade Formação Inicial e Continuada, com início das aulas neste segundo semestre de 2019. Os cursos ofertados são: Operador de Computador; Montador e Reparador de Computadores; Assistente Administrativo e Promotor de Vendas. De acordo com o Edital nº 03/2019, de 27 de junho de 2019, há trinta vagas em cada modalidade e as aulas vão acontecer à tarde ou à noite, conforme o curso escolhido que é gratuito.

Ainda conforme o Edital os cursos tem por objetivo a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização em todos os níveis de ensino, nas áreas da Educação Profissional e Tecnológica. Na prática visam a qualificar e requalificar trabalhadores, preparando-os para que se dediquem a um tipo de atividade profissional a fim de promover seu ingresso e/ou reingresso no mercado de trabalho; Ampliar as competências profissionais de trabalhadores e despertar nos cidadãos o interesse para o reingresso na escola, em cursos e programas que promovam a elevação de escolaridade e o aumento da consciência socioambiental.

Cada um dos quatro cursos terá carga horária de 160 horas, com aulas três vezes por semana e serão ministradas na sede do IF Sudeste, que ocupa um andar inteiro do Colégio Cataguases. As aulas terão início no dia 30 de julho de 2019, com previsão de término no mês de dezembro de 2019. Os interessados devem se inscrever a partir desta segunda-feira, 1º de julho, até o dia 19 deste mesmo mês na sala da Secretaria do IF Sudeste MG, no segundo pavimento do Colégio Cataguases, no horário de 13h às 16h e de 18h às 21h.

Poderão inscrever-se os interessados que contemplem os requisitos mínimos de escolaridade conforme mostra a figura abaixo. Eles deverão entregar o requerimento de inscrição, devidamente preenchido, optando por somente um dos turnos oferecidos. Esse requerimento deverá ser assinado pelo candidato (caso maior de idade) ou pai, ou mãe, ou representante legal. No entanto, para efetivar a inscrição será preciso apresentar os seguintes documentos acompanhados dos originais:
– Documento de Identidade com foto;
– Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou protocolo provisório;
– Declaração de estar cursando o Ensino Fundamental II, ou Certificado de Conclusão, acompanhado de Histórico Escolar, para quem já concluiu o Ensino Fundamental II (para inscrição no curso OPERADOR DE COMPUTADOR); Declaração de estar cursando o Ensino Médio, ou Certificado de Conclusão, acompanhado de Histórico Escolar, para quem já concluiu o Ensino Médio (para inscrição no curso ASSISTENTE ADMINISTRATIVO, MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADORES e PROMOTOR DE VENDAS).

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição que é determinada pela ordem de chegada dos candidatos à sala da
Secretaria do Campus Avançado Cataguases do IF Sudeste MG entre os dias 01 julho de 2019 a 19 de julho de 2019. O Edital também esclarece que os cursos somente serão ofertados se o número de inscrição atingir o mínimo de 70% do número total de vagas ofertadas. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, os candidatos que se inscreverem após os 30 primeiros, entrarão em uma lista de espera e serão convocados, na ordem de inscrição, caso haja desistência no curso. A lista de espera será limitada em 30 vagas por turno. “Poderão ser realizadas novas chamadas até 30 dias após o início das aulas”, informa o Edital.

O resultado provisório será divulgado no site do Campus Avançado Cataguases do IF Sudeste MG, no dia 22 de julho de 2019. Já o resultado definitivo será divulgado no dia 25 no mesmo local. Dúvidas sobre este Edital o interessado deverá entrar em contato, seguinte e-mail: [email protected] ou pelos telefones (32) 3421-1013 e 9 8469-7528.