Polícia Militar desenvolve em escolas a Semana Nacional Antidrogas

Polícia Militar desenvolve em escolas a Semana Nacional Antidrogas

Com o objetivo de atender as atividades desenvolvidas durante a Semana Nacional Antidrogas, a 146ª Companhia Especial de Polícia Militar, com sede em Cataguases, vem dando continuidade ao cronograma de ações que visam conscientizar estudantes residentes na área de atuação daquela Companhia sobre os perigos que as drogas representam para o futuro de cada um deles.

O trabalho vem sendo desenvolvido pelo sargento Coelho com o apoio de toda a corporação. Nesta semana, a campanha percorreu várias escolas de cidades da região, sendo que na última sexta-feira, 28 de junho, foi a vez da Escola Municipal Pedro Furtado, em Itamarati de Minas, contou aquele sargento. Lá, juntamente com o major Willian Machado, comandante da PM na região e o prefeito Hamilton Filho, aconteceu um circuito de palestras com temas considerados essenciais para a formação do caráter do cidadão, conforme salientou Coelho.

A Semana Antidrogas conta ainda com a parceria da equipe do PROERD, programa da PM de combate às drogas, além da Família Ktá Racers, Secretaria Municipal de Educação de Itamarati de Minas, MC Rota Cruz, Rotary Clube, entre outras instituições. Os jovens e crianças participantes do evento assistiram a cinco palestras ministradas por voluntários das áreas de saúde, segurança, jurídica e religiosa que abordaram temas como disciplina e violência, direitos e deveres dos jovens, prejuízos causados pelo alcoolismo e também, valores, cidadania e fé, revelou sargento Coelho.

Para reforçar a campanha contra as drogas durante esta semana dedicada ao tema, o governo federal está veiculando nos meios de comunicação campanha publicitária voltada para adolescentes entre 14 e 18 anos de idade. Com o lema “Você nunca será livre se escolher usar drogas”, as peças publicitárias têm o objetivo de sensibilizar os jovens sobre os males causados pelo uso de entorpecentes, além de conscientizá-los sobre as melhores escolhas para o seu futuro. A ideia é mostrar que eles estão no comando e podem adotar comportamentos de prevenção e autocuidado. Em contraponto, as pessoas que utilizam drogas podem perder o direito de escolha e ficar impedidas de realizar seus sonhos, devido à dependência química.