Fundação Simão José Silva realiza Festival de Teatro de Inverno

Fundação Simão José Silva realiza Festival de Teatro de Inverno

A Fundação Simão José Silva realiza entre os dias 2 e 5 de julho próximo, o Festival de Teatro Brincante. Com apresentações de espetáculos gratuitos, o evento vai acontecer na Praça Simão José Silva, Bairro Bela Vista, em Cataguases. O projeto, executado via Lei Rouanet, prevê a realização de espetáculos teatrais de grupos consagrados no cenário nacional, além de oficinas e workshops de iniciação teatral. Toda a programação será realizada em praças e escolas públicas, de forma aberta.

O projeto é um programa de ações voltado para a difusão das artes cênicas, a capacitação e o intercâmbio cultural nas cidades de Cataguases, onde se encontra a sede da Fundação Simão José Silva, e em outros nove municípios mineiros de sua microrregião, com apresentações de espetáculos teatrais de grupos renomados no cenário nacional, sempre realizados em praças e escolas públicas.

Também serão oferecidas oficinas de teatro (para crianças, jovens e adultos) e workshops, com a realização de ensaios abertos e peças apresentadas pelos alunos do projeto. O Teatro Brincante – Arte Viajante – Segunda Edição é uma realização da Fundação Simão José Silva e do Ministério da Cidadania com Patrocínio do Grupo Bauminas, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Veja a programação abaixo que terá início sempre às 19h30min na Praça Simão José Silva (em frente à Policlínica Municipal), em Cataguases.

DIA 2/7 (terça-feira): Espetáculo “CANTORIA DESLAVADA”, Grupo Pera, de Cataguases MG.
Os palhaços Potoca e Fedegoso cantam e dançam com a plateia cantigas de rodas, cirandas, bem como músicas infantis e da cultura popular brasileira com o objetivo de trazer alegria, descontração e muita brincadeira para o público.
Texto e direção: Éric Araújo.

DIA 3/7 (quarta-feira): Espetáculo “EXPEDIÇÃO PACÍFICO”, Cia. TRUKS, de São Paulo SP.
Conduzindo uma carroça repleta de descartes, vemos, nas figuras de dois carroceiros, o ser humano marginalizado pela sociedade, tal como o lixo que navega pelos oceanos. Neste espetáculo, a Cia. Truks trata de fazer da Grande Ilha de Lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico, uma sutil alegoria de situações vivenciadas hoje em dia nas grandes cidades.
Criado por: Gabriel Sitchin, Henrique Sitchin e Rogério Uchôas.
Direção: Henrique Sitchin.

– DIA 4/7 (quinta-feira): Espetáculo “ZÉ TROCA PÉ”, Cia. Crias da Casa, do Rio de Janeiro RJ.
Flavinha é uma menina que adora ler e escreve! Porém, está em meio à difícil escolha do que vai ser quando crescer. Seu pensamento é atrapalhado o tempo todo por sua mãe que insiste que ela deve ajudar nas tarefas diárias da casa. Neste momento a história dela e de Zé se cruzam. Zé, personagem criado pela sua própria imaginação, está em busca de seus poderes, mas para isso recebe das mãos do Mestre Alfred uma difícil missão: ajudar uma pessoa a realizar um grande sonho!
Texto: Gabriel Naegele. Direção: Maria Vidal e Gabriel Naegele.

– DIA 5/7 (sexta-feira): Espetáculo “BERENICE E SORIANO”, Oitis Produções, de Belo Horizonte MG.
Berenice, menina doce e destemida que sai pelo mundo em busca de seu sabiá Soriano. Sempre acompanhada de Rosa, sua boneca de pano, inicia um caminho de aventuras em que são surpreendidas por personagens do cancioneiro popular brasileiro e das cantigas de roda.
Texto: Manuela Dias. Direção: Fernanda Vianna.

Sessões teatrais especiais para alunos de escolas públicas previamente agendadas.

Fonte e fotos: Fundação Simão José Silva