Busto em bronze é furtado da “Pracinha da Fábrica Velha”

Busto em bronze é furtado da “Pracinha da Fábrica Velha”

A Prefeitura de Cataguases foi informada nesta manhã de terça-feira, 26 de junho, sobre o furto do busto do industrial Manuel Inácio Peixoto, que compõe o paisagismo da Praça de mesmo nome (em frente ao supermercado Bahamas). Logo depois, providenciou o registro do fato por meio de um Boletim de Ocorrência lavrado pela Polícia Militar. Conforme o Site do Marcelo Lopes apurou, ainda não é possível precisar a data do furto. Mesmo assim a PM está realizando buscas em diversos bairros da cidade.

Imagens de câmeras de segurança também estão sendo analisadas, mas até o momento, nenhuma pista foi encontrada, até porque a ausência data do furto dificulta as buscas, informou uma fonte que passou o dia percorrendo a cidade à procura de informações que pudessem levar à peça roubada que, calcula-se, deve pesar mais de cem quilos. Esta mesma fonte não descarta a possibilidade que seja mais de um autor e, até o momento, não há indícios sobre o que motivou o furto. Por fim, revelou que no estágio atual das investigações todas as hipóteses estão sendo consideradas, inclusive que ela tenha sido alvo de uma quadrilha especializada em furto de obras de arte para negociar no mercado negro, alertou.

A Praça
Situada em frente à antiga sede da Indústria Irmãos Peixoto, a Praça Manuel Inácio Peixoto foi concebida para homenagear o empresário e proprietário daquela empresa, Manuel Inácio Peixoto. O formato do laguinho, o grande banco curvo sem encosto e em pastilhas, a concha acústica em concreto armado e o paisagismo são as características modernas desta praça. Em seu projeto original havia ainda um desenho em pedra portuguesa, no piso em frente à concha. No ano de 2000 recebeu a escultura “ANNO D” de Luiz Philipe Carneiro Mendonça, em homenagem aos 500 anos do Brasil. O busto, agora roubado, foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1945.

 

 

Com informações do Cataguases – Arquitetura Modernista – guia do patrimônio cultural e fotos da Site da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.