Laboratório da Energisa desenvolve projeto de monitoramento climático

Laboratório da Energisa desenvolve projeto de monitoramento climático

A Energisa desenvolveu um novo projeto de monitoramento climático. O objetivo é permitir que os órgãos públicos possam planejar as ações de prevenção antes da chegada de tempestades. A ação foi desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e está em fase de testes. As informações poderão ser compartilhadas em tempo real com órgãos públicos, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

De acordo com o diretor comercial de Energisa, Fernando Costalonga, o programa consegue fazer uma análise inteligente e saber qual é a gravidade da tempestade e comparar com o histórico daquela localidade. “A gente também consegue monitorar a quantidade de descargas na atmosfera. Isso é muito importante porque tem descargas que vão da nuvem para o solo e descargas que vão de nuvem para nuvem. Esse sistema consegue diferenciar os tipos de tempestades”, revelou.

Ainda conforme informações, os operadores dos softwares conseguem saber em até 72 horas se a tempestade está chegando no município e em três horas qual será o tipo. Segundo coordenador Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Osmar Pinto Junior, o projeto foi criado com intuito de preparar o setor elétrico para enfrentar esse tipo de situação e ao mesmo tempo para proteger vidas humanas.

“Como as tempestades vão continuar ocorrendo e a tendência é que se intensifique, problemas vão continuar vindo, não há como evitar isso. O que a gente pode fazer é antecipar o problema”, completou.

Os gráficos mostram a ocorrência de tempestades

Fonte e fotos: G1 Zona da Mata