Cataguases reforça campanha de vacinação contra a gripe

Cataguases reforça campanha de vacinação contra a gripe

Termina nesta sexta-feira, dia 31 de maio a vacinação contra a gripe nos postos de saúde de todo o Brasil. A campanha começou no dia 10 de abril e o último balanço do Ministério da Saúde mostra que até o dia 21 de maio 63% do público-alvo havia se vacinado, número abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. Na região, vários municípios estão com baixa procura pela vacina, conforme dados da Superintendência Regional de Saúde, acompanhando o que acontece em nível nacional. Cataguases é uma destas cidades: nenhum dos grupos prioritários atingiu a meta até o momento e a baixa procura pela vacina preocupa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A imunização é destinada a grupos prioritários – crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Além destes, profissionais das forças de segurança e salvamento também passaram a fazer parte da campanha neste ano, o que inclui policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, totalizando cerca de 900 mil pessoas.

Conforme explica a coordenadora de Vigilância em Saúde da SMS de Cataguases, Amanda Souza Penha, várias estratégias estão sendo tomadas pelo setor para que a meta seja alcançada. Além da vacinação estar disponível nos postos de saúde, equipes da Secretaria estão visitando pessoalmente alguns locais para realizar a imunização, como creches e escolas, e, durante esta semana, o horário da Sala de Vacinas da Policlínica Municipal foi estendido, passando a atender de 7 às 20 horas. “Outra ação que realizamos foi o atendimento em uma tenda no dia de Santa Rita, durante a festa da padroeira da cidade. Também estivemos esta semana no Mercado do Produtor e, na próxima sexta-feira, estaremos no Calçadão, no centro da cidade, de 8 às 12 horas, para atender o grupo prioritário que ainda não se vacinou”, informa.

Amanda lembra a importância da vacina e observa que a baixa procura é acendo um sinal de alerta. “Felizmente não tivemos nenhum óbito por influenza em nosso município, mas é importante que as pessoas se conscientizem para que não aconteça o pior”, destaca. Ela lembra que no ano passado ocorreram mortes por gripe na região no período próximo à vacinação e isso alarmou a população motivando as pessoas a procurar pela imunização. “Como o mesmo não aconteceu este ano, as pessoas que fazem parte do grupo prioritário não estão atentas para o perigo da doença, que pode levar a complicações, inclusive ao óbito. Por isso é muito importante que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem sua dose e estejam protegidas”, afirma.

Conforme divulgado no site do Ministério da Saúde, a influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus: A, B e C, sendo o primeiro o tipo responsável pelas grandes pandemias.

Da Redação – Fotos: Divulgação