Rede Minas exibe reportagens sobre o cinema e Humberto Mauro

Rede Minas exibe reportagens sobre o cinema e Humberto Mauro

Cataguases, firmou-se como um polo audiovisual. A cidade que ainda conserva o Cine Edgard, da década de 50 e é cenário de dezenas de produções foi onde viveu, desde a infância, o consagrado cineasta Humberto Mauro. Para Glauber Rocha, o mineiro foi o “pai do cinema novo”, como citam tantos estudos. A cidade concorre atualmente ao título de “Cidade Criativa” da Unesco. Neste sentido o Jornal Minas, da Rede Minas, do Governo do estado, está apresentando uma série especial em cinco episódios cujo primeiro episódio foi ao ar segunda-feira, 27.

No primeiro episódio, o repórter Paolo Xavier percorre as ruas da cidade relembrando a vida do cineasta Humberto Mauro, que assinou mais de 300 produções – alguns desses filmes considerados como marco do cinema no Brasil. Paolo conversa com o jornalista e escritor Ronaldo Werneck, que também é de Cataguases e escreveu o livro “Kiryrí Rendáua Toribóca Opé”, um ensaio biográfico de Humberto Mauro.

Nos episódios seguintes – de terça (28) a sexta (31) – o público confere mais sobre a produção cinematográfica no município e novidades e curiosidades do tema. A série faz parte da campanha “Rede Minas em apoio às cidades que concorrem a rede Cidades Criativas da Unesco”. A emissora apresenta programação especial, durante todo o mês, que mostra as riquezas e potencialidades dos municípios mineiros que concorrem ao título. São sete categorias. Cataguases disputa pelo cinema; Belo Horizonte, pela gastronomia; e Diamantina, pela música. Atualmente, 180 cidades de 72 países foram agraciadas com o título – apenas oito no Brasil.

SOBRE O TÍTULO DE “CIDADE CRIATIVA” DA UNESCO
Em 2004, a Unesco criou a rede mundial de Cidades Criativas com o objetivo de promover a cooperação internacional fomentando o desenvolvimento sustentável. O título é uma oportunidade para impulsionar a economia criativa e a troca de experiências bem sucedidas e melhores práticas. São sete categorias consideradas pela Unesco como impulsionadores da economia: artesanato e artes folclóricas, artes midiáticas, design, cinema, gastronomia, literatura e música. Os municípios agora preparam um dossiê, que deverá ser entregue até o dia 30 de junho e avaliado por comitês. A previsão é que o resultado seja divulgado no final do ano. (Fonte: Rede Minas – Foto: Polo Audiovisual da Zona da Mata)