Grande público prestigia o lançamento de “Verão Tardio”

Grande público prestigia o lançamento de “Verão Tardio”

Um dos principais escritores brasileiros da atualidade, nascido em Cataguases onde viveu até a juventude, Luiz Ruffato, retornou à sua cidade para lançar seu mais novo livro, “Verão Tardio”. A noite de autógrafos, aconteceu no Centro Cultural Humberto Mauro e foi prestigiada por um grande número de pessoas, inclusive intelectuais, professores e empresários, além, é claro, por seus amigos.

Ruffato é unanimidade nacional por seu enorme talento e por explorar com maestria um nicho da sociedade brasileira que estava esquecida até o lançamento de seu primeiro livro. Sua obra traz sempre Cataguases como cenário onde as histórias se desenvolvem. Os personagens são os pobres e pessoas que vivem à margem (ou quase) da sociedade, mas não são bandidos nem tampouco estupradores. É aquela gente simples que levanta muito cedo para trabalhar, que não come carne todo dia e faz um malabarismo tremendo para pagar suas contas do mês. Ou melhor dizendo; a vida que o autor viveu até conseguir se formar no SENAI, começar a trabalhar como torneiro mecânico e decidir mudar o próprio destino ao entrar numa faculdade em Juiz de Fora.

Nesta segunda-feira, Ruffato estava feliz por voltar à cidade natal e dedicou atenção especial a todos os amigos que lá foram prestigiá-lo. Pelo olhar, gestos e modo de receber cada leitor, percebia-se que ele estava se sentindo acolhido, afinal dar autógrafos pode ser somente um gesto mecânico de escrever uma dedicatória qualquer como retribuição a quem adquiriu um exemplar de sua obra. Mas o detalhe que merece ser destacado é o abraço carinhoso, a prosa “confidencial” trocada ali naquele momento entre ele e seu leitor, o reencontro com pessoas que fizeram parte de sua vida, e outras que conheceram primeiro sua obra. A alegria, a emoção de um momento único. Experiência para se guardar na alma. Tudo isso criou o clima da noite que marcou o lançamento de Verão Tardio na cidade que deu vida à ele.

Veja mais fotos na galeria abaixo.