Caminhões de coleta de lixo em Cataguases estão com defeito

Caminhões de coleta de lixo em Cataguases estão com defeito

A coleta de lixo em Cataguases voltou a ser paralisada no meio da tarde desta quinta-feira, 09 de maio, e não tem data para voltar a se normalizar. O motivo desta vez foi o recolhimento de dois caminhões que teriam sido adquiridos pela Arbor Limpeza Urbana por meio de financiamento junto a uma cooperativa sediada em Campos Gerais. De acordo com informações recebidas no local, advogados da cooperativa apresentaram uma ordem judicial para levar os veículos. Eles trouxeram também dois motoristas. Conforme apurou a reportagem no local estes eram os únicos caminhões que ainda não tinham apresentado defeito.

A reportagem do Site do Marcelo Lopes esteve na área onde os veículos ficam estacionados quando não estão em serviço; um pátio onde funciona oficina mecânica situada no início da rodovia MG-447, no bairro São Diniz. Um terceiro veículo funcionou até o início da tarde, mas foi recolhido ao estacionamento porque supostamente estaria com um “barulho no diferencial” e, portanto, sem condições de continuar fazendo a rota, segundo disseram mecânicos que trabalham na oficina onde ficam os caminhões. (Veja o vídeo no local clicando aqui)

O quarto veículo da frota de cinco conforme determina o contrato entre a empresa e o município de Cataguases, que deveria estar funcionando, também está parado há vários dias e, conforme a reportagem ouviu no local, o problema seria a falta de uma peça. Por fim, o quinto caminhão foi canibalizado pela empresa assim que apresentou um problema no motor, de acordo com informações de pessoas que trabalham no local. Ano e modelo 2015, o veículo teria sofrido uma pane no motor e a partir daí não voltou a rodar. Hoje está sem o propulsor, carroceria, rodas e diversas peças.

O gerente da empresa em Cataguases, Cristovão Gomes, procurado pela reportagem, disse que não poderia se manifestar, limitando-se a confirmar a viagem dos dois caminhões para Campos Gerais, sem dar mais detalhes. Durante o momento em que a reportagem estava no local, os dois veículos recebiam reparos para que pudessem seguir viagem. O Procurador do Município, Yegros Martins Malta foi comunicado a respeito do fato pela reportagem e disse que entraria em contato com o Secretário de Serviços Urbanos e “vamos trabalhar para a população não ficar desassistida”, afirmou.

Estes dois caminhões foram levados para a cooperativa que os financiou